ARLA/CLUSTER: Ajuda para afinar Yagi de VHF

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sábado, 10 de Julho de 2010 - 00:13:49 WEST

Bem, gostava de aparecer aqui a gabar-me da minha criação mas tal não é
possível, há que ter a humildade de percebermos o que não percebemos e
apelar à colaboração de quem sabe mais que nós ...

A Yagi de VHF que há uns meses ando a construir, por fases, teima em ter
melhor SWR cerca dos 141MHz e, apesar de já ter confirmado as medidas,
feito alguns ajustes como o balun 4:1 (de 1/4 de onda no meio) e a
dimensão do cabo de ligação 5 meias ondas no meio, para medida mais
precisa, ela só gosta dos 141MHz, não quer subir ...
Ajustando as varas em U que correm dentro das varas rectas do elemento
radiante (activo) só piora o SWR sem mover a frequência de ressonância e
a impedância para os valores desejados.

O desenho é baseado na aplicação "Yagi Calculator" de VK5DJ com as
especificações abaixo e o dipolo dobrado com legenda anexa.
Alguns pormenores de desvio ao desenho devido a limitação de material:
- O reflector é de tubo de 12mm, com 1m e mais umas pontinhas do outro
tubo mais fino encaixadas à pressão para perfazer a dimensão indicada na
aplicação quando desenhada com todos os tubos a 12mm, 1016mm

O dipolo dobrado tem duas secções em U em tubo de 8mm (aproveitadas de
uma antena de TV, tal como a maioria do restante material) que são
unidas (ainda não estão fixas) usando varas de 12mm nas quais deslizam
no interior.

Os elementos estão presos ao "boom" usando uma peças e não inseridas
nele como o desenho pressupõe.

Tenho feito as medidas distanciado de mais de 1 onda, não vejo
influencia significativa na minha presença a essa distancia.

Tenho a antena afastada de paredes e outros obstáculos que verifique
terem influencia nas medidas.

Coloquei em http://pwp.net.ipl.pt/net/pribeiro/ham/Yagi145/ algumas
fotos para melhor perceberem.

Em que raio de pormenor estou eu a falhar que esteja a causar tanta
influencia nos resultados??

Digam mal à vontade, desde que de forma produtiva.

Se não aparecerem sugestões, amanhã irei voltar a testar usando como
radiante um dipolo simples alimentado directamente, sem balun.

73!

--
Pedro Ribeiro