ARLA/CLUSTER: Radiação das antenas de radioamadores e suas consequencias...

José Luís Proença (CT1GZB) ct1gzb netcabo.pt
Sexta-Feira, 9 de Julho de 2010 - 21:57:19 WEST

Há muitos anos que oiço histórias sobre "avarias" de equipamentos causadas pelas antenas de radioamadores, como por exemplo:
portas empenarem, maquinas de lavar avariadas, telefones que deixaram de funcionar... enfim, uma quantidade de disparates que só são possíveis pela ignorância das pessoas.

O facto de desconhecerem sobre este assunto ou outro qualquer não tem mal nenhum, quando não se sabe pergunta-se.

Esta conversa toda porquê?

Porque agora "tocou-me" pela porta um caso hilariante que, quando me disseram, rebolei no chão de tanto rir, apesar de ser triste.

Uma vizinha, com que me dou muito bem, ouviu uma outra a dizer esta pérola:

-Desde que o vizinho montou aquela antena (uma R7000 da Cushcraft) no telhado, as pessoas aqui do prédio tem ficado doentes e até tem morrido.

Como disse, tenho ouvido muitos relatos de colegas sobre antenas mas esta é de bradar aos céus.

Fui avisado porque, a pessoa em questão, vai se "informar" sobre as radiações da antena e assim quando me baterem à porta já não levo um susto.

Eu teria lhe poupado esse trabalho se viesse ter comigo directamente e teria, como todo o gosto, dado os devidos esclarecimentos, mas não. Há boa maneira Portuguesa é dizer mal por dizer.

As pessoas ouvem e vêem na comunicação social falar em radiações de antenas dos telemóveis e dos cabo se alta tensão, depois está criado mais um "mito urbano" porque as pessoa metem as antenas, sejam elas qual forem, tudo no mesmo saco...não há pachorra.

Bom fim-de-semana.

73 de José Luís Proença - CT1GZB
ARVM # 53
REP # 1418