Re: ARLA/CLUSTER: Técnicas para medida/execução de cabos em "ondas"

Antonio Matias ct1ffu gmail.com

Pedro.
Para medir o factor velocidade dum cabo, eu uso um analisador de antenas.
Com o cabo aberto, à frequência de ressonância ele apresenta
uma resistência de 0 ohms ou próximo, a reactância também é zero .
Com o cabo em curto-circuito, no extremo oposto ao que usamos para medir, é
o contrario, ele apresenta uma resistência
quase infinita na frequência de ressonância e é um curto-circuito em
qualquer outra frequência.
ESte efeito é bem conhecido e há quem faça filtros- stubs neste sistema.

Qualquer das formas, para evitar que de alguma forma o cabo tenha influencia
na leitura de sintonia de uma antena, é sempre bom
fazer um choque de RF na baixada, o mais perto da antena possível.
O choque não é critico, e a indutância depende da frequência, mas de 80m
para cima, uma 15 espiras já garantem bom isolamento.
Clamps de ferrite também funcionam muito bem, não há limite de clamps.

73
Matias

No dia 5 de Julho de 2010 23:20, Pedro Ribeiro (CR7ABP) <