Re: ARLA/CLUSTER: Técnicas para medida/execução de cabos em "ondas"

CT2FZI IM58KR ct2fzi gmail.com

Gosto mais deste, em ingles
http://highfields-arc.6te.net/constructors/olcalcs/coaxcalc.htm

;)

A proposito disso, quando se trata de dipolos (antenas balanceadas)
alimentadas por cabo coaxial (nao balanceado) justifica-se plenamente a
utilizacao de um BALUN * (BALanced to UNbalanced), permitindo a transicao da
radiacao entre os sistemas e impossibilitando as correntes na antena de
descer a linha de alimentacao em direccao ao radio.

A alternativa seria alimentar o dipolo com uma linha balanceada [cabo-escada
de 450ohms] mas a transicao para o radio/coaxial a 50 ohms teria de ter
sempre um balun *.

Sugiro a antena ZS6BKW, menos "noise floor" que um dipolo convencional e
multibanda sem a necessidade de antenna tuner, bastando colocar um balun *.

* Nota: balun de corrente 1:1

Se forem necessarios esquemas.. e' so' dizer.