ARLA/CLUSTER: Portugal - Comunicações Aeronáuticas

Miguel Miranda etjfonte ua.pt
Sábado, 23 de Janeiro de 2010 - 02:30:08 WET

Viva colega Mourato,

Queira desculpar a má interpretação da refência (nota) :)

Quanto â Modelação de Amplitude, tenho de discordar da sua
interpretação.

AM "Puro" é AM puro, duas bandas laterais e portadora etc
(também conhecido por DSB-AM). SSB é banda lateral única,
superior ou inferior com portadora suprimida. Apesar da
"base" ser a mesma, modelação de amplitude, estas são
espectralmente diferentes, e são obtidas de forma
diferente, electrónicamente.

Se lhe pedirem para fazer um receptor para amplitude
modelada, o colega vai fazer um receptor capaz de receber
SSB? Pois, já sei... com dois receptores de AM consegue
receber SSB ;) ehehe (não é com qualquer tipo de
receptores :p)

Nomes diferentes porque de facto são diferentes, ainda que
uma tenha surgido como um melhoramento de outra.

Por isso é que os nossos rádios têm uns botõezitos para
mudar de modo, ou andei enganado este tempo todo!?

Sei que se trata de uma interpretação mas é importante
sermos o mais concretos possíveis. De redundância está a
linguagem verbal cheia, não precisamos de mais ;)

> Quanto ao SSB, pois é AM puro. A definição de Single
>Side Band é
> simplesmente,  Telefonia em amplitude modulada, de banda
>lateral unica  com
> portadora suprimida.

Sem querer ofender, e com o devido respeito, tenho que
admitir que me ri bastante com esta frase :), mas
compreendo o seu ponto de vista, e é a objectividade da
frase anterior que deve ser utilizada para caracterizar o
modo ou invés de dizer, simplesmente, modo analógico,
p.ex..

73 de ct1enq