Re: ARLA/CLUSTER: Portugal - Comunicações Aeronáuticas

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 23 de Janeiro de 2010 - 01:16:59 WET

Boa noite colega Fonte, CT1ENQ
Na realidade não me referia a algum comentário seu, mas sim, como comentário
a uma legitima opinião do nosso estimado colega Pedro CT1HZU.
Quanto ao SSB, pois é AM puro. A definição de Single Side Band é
simplesmente,  Telefonia em amplitude modulada, de banda lateral unica  com
portadora suprimida.  A definição de DSB continua a ser a mesma, mas neste
caso com as duas bandas laterais. O AM convencional, tambem pode ter apenas
uma banda lateral, e pode ainda conter portadora residual, ou mesmo podemos
falar de ISB (independente side band), que nunca sairemos do AM. mesmo
outros artificios que se apliquem às transmissões em AM, como sejam o DCC
(dinamic carrier control)  nunca deixam de caractrizar estas emissões como
puro AM. Isto porque a informação é transmitida pela variação de amplitude
de uma onda continua...Todas estas emissões se processam na base da variação
de amplitude, e como tal, são contidas na amplitude modulada.
Abaixo segue um quadro com os vários modos que usam a variação de amplitude
para enviar informação.
 designation Description A3E
double-sideband<http://en.wikipedia.org/wiki/Double_sideband>
full-carrier
- the basic AM modulation scheme R3E
single-sideband<http://en.wikipedia.org/wiki/Single-sideband_modulation>
 reduced-carrier
<http://en.wikipedia.org/wiki/Reduced-carrier_transmission>  Used
for  carrier sychron AM H3E
single-sideband<http://en.wikipedia.org/wiki/Single-sideband_modulation>
full-carrier
  LSB or USB AM J3E single-sideband
suppressed-carrier<http://en.wikipedia.org/wiki/Single-sideband_suppressed-carrier_transmission>
  B8E independent-sideband<http://en.wikipedia.org/wiki/Independent_sideband>
  C3F vestigial-sideband <http://en.wikipedia.org/wiki/Vestigal_sideband>

2010/1/21 Jose Miguel Fonte <etjfonte  ua.pt>

> On Wed, 2010-01-20 at 23:25 +0000, Carlos Mourato wrote:
> ..
>
> Viva,
>
> Julgo que a nota se refere a um comentário que fiz. Certamente se
> aperceberam que não me referia apenas a fonia e já agora, a referência
> era a aviões comerciais.
>
> No entanto gostaria de comentar a nota do colega Mourato.
>
> De facto "o SSB" é um modo/tipo de modulação cuja base é "o AM" mas não
> quer dizer que seja A.M..

    É Amplitude de modulação pura, pois a amplitude do sinal, varia em
função da modulação.

> Temos tipos de modulação como DSB com portadora suprimida, VSB, etc,
> cuja base é a AM. No entanto têm outro nome por alguma razão :).

   Apenas para se destinguirem entre os varios tipos de amplitude modulada

> Ora, a A.M. (ou o, modo, AM) é composto por duas "bandas laterais" e
> "uma portadora" e cujo emissor/receptor é de relativa simplicidade. Já
> no modo SSB, é-lhe suprimida a portadora, assim como um das "bandas
> laterais". Neste, o emissor/receptor é de uma complexidade considerável
> se comparado com a A.M. ("o AM").

   Com certeza, mas não deixa de transmitir informação por variação de
amplitude do sinal de RF

> Como sabemos, espectralmente, o modo SSB (BLU - Banda lateral única) é
> mais eficiente do que o modo de AM. Tudo isto traz vantagens e
> desvantagens.

    É mais eficiente devido à menor largura de banda, pois é cerca de
metade, mas como disse, continua a ser AM

> Uma das vantagens da utilização de AM e SSB em fonia é a concorrência no
> acesso ao canal de comunicação. Nós amadores, mais uma vez, conhecemos
> uma vantagem quando, por exemplo, duas estações falam simultâneamente na
> mesma frequência nestes modos. Um ouvido treinado consegue distinguir
> ambas e/ou interpretar ambas as comunicações. Isto apesar de parecer
> básico têm muito interesse...

Tem muito interesse, e em condições extremas pode ser muito util, mas melhor
que isso é o sistema de "Amplitude Modulada" em ISB designado por B8E, em
que se pode enviar informação diferente, com o mesmo emissor, na mesma
frequencia...Uma em USB e outra em LSB. Aqui temos uma forma curiosa de
emissor de amplitude modulada, pois não é de DSB,mas sim de LSB e USB
separadamente mas ao mesmo tempo. Técnicamente a complexidade destes
equipamentos é a mesma dos de SSB, apenas levam um pouco mais de material,
mas a utilidade foi muito grande no tempo dos links de broadcasting em HF.
Lembro-me desse sistema aqui no batente, em que mandavam uma faixa de audio
dividida ao meio, e convertida para frequencias mais baixas, em LSB e outra
em USB, sendo que depois através de um expansor de gama e misturador
apropriado e dedicado ao efeito,, recuperava-mos o audio que ficava com uma
resposta de 100Hz a 6 KHz.