ARLA/CLUSTER: Portugal - Comunicações Aeronáuticas

Jose Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2010 - 17:02:49 WET

On Wed, 2010-01-20 at 23:25 +0000, Carlos Mourato wrote:
..
>  Os sistemas de radiocomunicações de fonia, actualmente usados nos
> aviões, limitam-se a simples transceptores de AM. (Atenção que o SSB
> em HF tambem é AM).

Viva,

Julgo que a nota se refere a um comentário que fiz. Certamente se
aperceberam que não me referia apenas a fonia e já agora, a referência
era a aviões comerciais.

No entanto gostaria de comentar a nota do colega Mourato.

De facto "o SSB" é um modo/tipo de modulação cuja base é "o AM" mas não
quer dizer que seja A.M..

Temos tipos de modulação como DSB com portadora suprimida, VSB, etc,
cuja base é a AM. No entanto têm outro nome por alguma razão :).

Ora, a A.M. (ou o, modo, AM) é composto por duas "bandas laterais" e
"uma portadora" e cujo emissor/receptor é de relativa simplicidade. Já
no modo SSB, é-lhe suprimida a portadora, assim como um das "bandas
laterais". Neste, o emissor/receptor é de uma complexidade considerável
se comparado com a A.M. ("o AM").

Como sabemos, espectralmente, o modo SSB (BLU - Banda lateral única) é
mais eficiente do que o modo de AM. Tudo isto traz vantagens e
desvantagens.

Uma das vantagens da utilização de AM e SSB em fonia é a concorrência no
acesso ao canal de comunicação. Nós amadores, mais uma vez, conhecemos
uma vantagem quando, por exemplo, duas estações falam simultâneamente na
mesma frequência nestes modos. Um ouvido treinado consegue distinguir
ambas e/ou interpretar ambas as comunicações. Isto apesar de parecer
básico têm muito interesse...

Muito haveria a dizer mas o tempo é pouco :)

73 de ct1enq