Fw: ARLA/CLUSTER: Eu e os condemónios - parte 2.

David Quental ct1drb iol.pt
Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2010 - 16:31:28 WET

Boas noites colega Proença,

obrigado pela resposta.
> Bom ano também para o David.
>
> Pergunto ao David, no regulamento do seu condomínio está lá explicito que é proibido ter antenas no telhado?
>
> Com respeito ao 2º ponto não sei se será bem assim.
>
> 2) não irei ser administrador de condomínio porque o cargo é decidido
> numa eleição o que subentende-se que terá de haver uma ou mais
> candidaturas para o cargo.
>
> Creio que o mais correcto (e mais democrático também) será o sistema rotativo
> (pelo menos assim é no meu condomínio).

O sistema rotativo é o mais usado nos condomínios, mas não quer dizer
que seja sempre assim, se atender ao nº 1 do artº 1435 do CC lerá que o
administrador é exonerado e eleito nas assembleias, ou  seja, para haver
uma eleição uma candidatura. Normalmente, por uma questão de bom senso,
quase todas as pessoas seguem o sistema rotativo, mas porque é o mais
prático, não quer dizer que haja obrigatoriedade de o seguir.
> Quando calhar, por exemplo,  ao vizinho da cave Esq., e este não quiser o cargo de administrador do condomínio
> por "não perceber nada de condomínios", pague a quem faça por ele. Tem é que ser o condómino da Cave Esq.

Quando uma pessoa não quer administrador pode-se negar e nem dar
fundamentos para essa negação.
> Em alternativa, quando os condóminos  "não se querem chatear nem ter trabalho" contrata-se um empresa que administre o condomínio.

Se calhar é o que irá acontecer ao meu condomínio, pois na última
assembleia não ficou decidido quem seria o administrador porque não
houve mais candidaturas, ou seja, ficou, ainda, o anterior.
> Porque isso de eleições do administrador num condomínio, cai-se na tentação de eleger sempre o mesmo porque, "ele percebe disto!".

Também acontece isso.
> Assim, quando um condómino quer colocar antenas no telhado, um toldo na varanda, um ar condicionado na parede do prédio está sempre "entalado" porque o administrador que "ganhou a eleição do condomínio" não quer e não gosta de antenas no telhado, não quer e não gosta de toldos nas varandas muito menos ar condicionado nas paredes do prédio.

Creio que hoje em dia, é a minha percepção, que as antenas são
consideradas tabus e quem nem são faladas, pelo menos em forúns de
condomínios, no entanto há casos felizes, mas muito poucos.
> Porque depois há comentários "o vizinho é que percebe disso...olhe faça à sua maneira"

Também acontece.
> 3) não irei ter preocupações com assembleias porque penso não ir a
> nenhuma delas (aqui penso não ser o mais correcto mas não há
> obrigatoriedade em ir a assembleias de condomínio);
>
> Pois não, não há obrigatoriedade, mas vai deixar que outros decidam por si, o que a meu ver, é muito mau.
>
> Faz me lembrar as enormes taxas de abstenção que temos quando há eleições legislativas, autárquicas e referendos.

Neste ponto dou-lhe razão, no entanto estou numa posição muito débil e
tudo o que eu diga, como dar a minha negação, por exemplo, para
instalação duma marquise por parte doutro condómino, irá ter uma maioria
a decidir que sim; caso, mais tarde, seja eu a pedir para instalar uma
marquise, poderei ter uma maioria a dizer que não, simplesmente porque
disse não no primeiro pedido. Embora éticamente este caso não seja o
melhor, há possibilidades do meu pedido não ser atendido.

Melhores 73.

T6AG
David Quental