Re: ARLA/CLUSTER: Portugal - Comunicações Aeronáuticas

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010 - 15:13:06 WET

Bem, esse tipo de interesse, tipo tardes-da-julia, é perfeitamente
inofensivo e é compreensível.
Há pessoas que gostam de estar a escutar para passar tempo,ou por que são
aficionados, mas há também quem esteja à espera de uma oportunidade para
fazer ataques terroristas.
Nos últimos tempos, as companhias aéreas têm se reservado a facultar dados
sobre os voos, devido ás ameaças que infelizmente ainda estão bem presentes.
Todos sabemos da apetência que a células operacionais da Al-qaeda têm para
transportes aéreos.
As companhias americanas, já nem mostram mapas de voos e posições das
aeronaves aos passageiros.
Essas informações sobre frequências de tráfego, estão disponíveis e
foram disponibilizadas pelos organismos controladores, tudo bem, mas acho
foi um erro.
Só veio trazer vulnerabilidades ao sistema e a meu ver, essas informações
deviam ser recolhidas.
Não é preciso ser um terrorista muito criativo para  meter
uma interferência em  119,100 e nas restantes frequências de
aproximação para causar o caos nas linhas aéreas
com consequências terríveis.
Como passageiro frequente de aeronaves civis, sentiriam-me mais seguro, se
as frequências de trabalho torre-avião fossem secretas e confidenciais.

Se acham que estou a exagerar, é possivél e talvez tenham razão.
Mas eu, no lugar de um terroristas, com estes dados e algum know how, estava
já cheio de ideias diabólicas...

73's

Matias