ARLA/CLUSTER: transmissões digitais cada vez mais sostificadas podem aproximar-se do analógico.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 7 de Janeiro de 2010 - 15:04:24 WET

caros colegas
Não se assustem porque não vêm por aí nada que vocês não conheçam. este é
apenas um título para despertar a vossa curiosidade.
estava eu a ver umas formas de onda, usadas nas mais diversas formas de
modulação digital, e deparei-me com a "antiga" onda quadrada a ter vários
niveis digitais. Antigamente os sistemas digitais eram basicamente compostos
por informação de tudo ou nada, sob a forma de uma onda quadrada, e o que
basicamente mudava era a duração. Um pouco como CW a altissima velocidade.
Agora, com as necessidades de transmitir cada vez mais informaçãop em bandas
cada vez mais estreita, começaram a fazer "umas escadinhas" nas ondas
quadradas e com isso obter cada vez  vezes mais dados de um simples simbolo.
ocupando a mesma largura de banda  com muito mais informação. Até aqui nada
de especial, mas o que me chamou à atenção, foi a forma como se transformam
os sinais digitais, que antes eram apenas ondas quadradas. Hoje em dia, com
as modernas técnicas de processamento e descodificação, essas ondas
quadradas são transformadas em diversos patamares, cada um correspondendo a
um valor digital. Por enquanto os valores ainda só variam entre 0,77V e 5V,
pelo que não se optam por grandezas negativas. todavia, acredito que em
breve a codificação dogital possa vir a usar valores simétricos  entre  -5V
e +5V. A acontecer tal. e se a cada onda quadrada atribuir-mos um numero
infinito de patamares, teremos nada mais nada menos que uma sinosoide
analógica, com uma capacidade de transmissão de dados quase
infinita!!!!...Acho que o que é preciso apenas são processadores
ultarápidos, operando na gama das dezenas de GHz, capazes de processar
dezenas de biliões de "estados" por segundo. Nada que não seja possivel com
processadores ópticos, já em estudo, e que usam  nanoleds de laser em vez de
fios, para interligar as células do microprocessador.
Isto pode ser apenas ficção cientifica gerada na minha mente, mas é curioso
como o desenvolvimento da tecnologia se aproxima dos formatos analógicos.
Será o formato analógico um formato digital tremendamente
desenvolvido????...Acontece que uma sinosoide é apenas um conjunto infinito
de pontos de amplitude, num angulo de 360 graus...E se a cada ponto desses
atribuir-mos um valor digital????...Apenas precisaremos de  descodificar,
para saber o que vai dar!

73 de CT4RK

power line. Proteja o ambiente