RE: ARLA/CLUSTER: Ano Novo Legislação nova

Afonso Marques amarques efacec.com
Domingo, 3 de Janeiro de 2010 - 09:29:24 WET

Muito grato pelos seus comentários colega Matias .Se me fosse permitido e sem querer prolongar um diálogo que se pode tornar estéril, mas nunca ofensivo em termos pessoais, gostaria só, muito sucintamente, focar dois ou três aspectos desta intervenção:

O CT1RH continua desde há uns 40 e tantos anos a ser radioamador, quer comunique muito ou pouco , mas nunca tão pouco como deu a entender gratuitamente . Claro que não poderá estar à escuta 24 sobre 24 horas . Ser radioamador não é só aferido por comunicar muito ou pouco e dispenso-me de definir o que é um radioamador , porque isso é sobejamente conhecido de todos , embora alguns às vezes o ignorem.

Poderia até dizer que ninguém o autorizou a divulgar um comunicado por mim eventualmente efectuado com terceiros. Não o faço .

Os 2 anos de defeso é uma regra com sentido, como muitas outras que possam não o ter. Se comparar com outras legislações mundiais , se calhar a nossa nalguns aspectos até é facilitista. Noutros não o será. Isso até já foi referenciado neste tema.

Vai ver que daqui a 18 meses ainda se está a lamentar esta restrição, batendo com a cabeça no muro. Entretanto poderiam, por muitos meios ter-se integrado na comunidade deste hobby, quer nos aspectos de conhecimento técnico ( para mim um radioamador, dito, sem um  mínimo de conhecimentos técnicos, não é radioamador, é um radiofalador e para isso há a CB em que a entrada é imediata), quer na operação da estação nas diversas bandas e meios.

Sei de facto de casos de facilitismo passados há dezenas de anos, em que se chegava ao extremo de haver colegas a fazer provas por outros candidatos. Mas, eterna sina esta dos portugueses a de estar sempre a deitar culpas ao passado. Se se pretende por as coisas direitas, ai Jesus porque antigamente não foi assim. As pessoas têm que lutar por atingir o que pretendem e não contra aquilo que os outros conseguiram, porque isso é passado, e neste caso bem longínquo. "Fazer riscos na parede" é pura demagogia.

Um engenheiro, mesmo de telecomunicações, não inserido neste meio, pode só saber de técnica de radiocomunicações em geral . Não sabe, garanto-lhe, das questões técnicas, nem de operação em radioamadorismo. São de uma "ignorância" completa, salvo obviamente raras excepções . Assumo que falo com conhecimento de causa.

Repare que muitos candidatos a condutor conduziram e sabem-no fazer , mas para se apresentarem a exame têm que ter um mínimo de aprendizagem oficial . Também está mal ? Está tudo mal ...

De resto é a já estafada ideia que tudo que a entidade reguladora faz está fatalmente mal feito e lei que sai é só para acabar com o radioamadorismo .

Quem acabará com o radioamadorismo são radioamadores, mas eu não acredito nisso, pois haverá sempre Antónios Matias que não o permitirão.

73's

CT1RH