ARLA/CLUSTER: eckolink

Afonso Marques amarques efacec.com
Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2010 - 10:16:54 WET

E já são dois com a mesma opinião. Realmente a utilização desses meios de comunicação das massas vem, a quem se interessar, desafiar, refinar e complementar a sua experiência  , desde que tenha os conhecimentos básicos no que concerne ao radioamadorismo , quer técnicos, quer regulamentares. E aqui é que está o busílis, é que por regra, ( o que quer dizer que há excepções), os entusiastas desses referidos meios , não percebem nada da actividade e contexto do hobby e por isso refugiam-se nessas patranhas, para se rodearem duma auréola de saber actualizado . Qual propagação, qual projecto , qual execução ? Que regulamento ? Que é isso de plano de frequências?  GSM , UMTS  isso sim, põem-me a comunicar, via rádio,  com o mundo, por isso eu sou um radioamador actualizado e activo !

Mas se são felizes, porque não ?

73's e bom fim de semana

CT1RH

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Carlos Mourato
Enviada: quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2010 17:31
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: eckolink

Colega helder

Na realidade não vejo ninguem a manisfestar-se contra o echolink. Apesar de não usar, reconheço a utilidade e a maneira simples de comunicar que esse sistema proporciona aos amadores, permitindo comunicações impensáveis sem recorrer a carissimos sistemas. A discução desenvolveu-se em volta do acesso ao echolink e outros meios de comunicação de amador, através do iPhone, ou seja: do telemóvel. É verdade que quem expressou a opinião, o fez em pleno direito, e com o devido respeito pelos que têm uma opinião diferente da minha,  tambem eu tenho direito a dizer a minha opinião sobre o assunto, mesmo que seja uma opinião que vai em sentido contrário dos demais. O que eu afirmei, é que achava essa aplicação de aceder a comunicações de amador por um telemóvel, é mais uma mariquisse para encher os bolsos das operadoras. Não se justifica, não é necessária nem tem jeito nenhum. Admira-me depois muita gente contestar o aumento de meia duzia de euros anuais, na taxa radioelectrica, e não se importar de gastar dezenas de euros numa coisa desnecessária. Mas isso é a minha opinião e vale o que vale.

Apetece-me perguntar que raio de radioamadorismo é este, em que a maioria dos amadores se calhar não sabe como funciona uma antena, nem sabe distinguir entre um rectificador de meia onde e onda completa, não faz ideia de como se sintoniza um PI, nem sequer tem a minima noção de como trabalha um emissor receptor, e depois acham que uma aplicação para um telemóvel é um grande avanço no radioamadorismo. (citei a minha opinião pessoal)

73 de CT4RK