ARLA/CLUSTER: eckolink

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010 - 17:31:20 WET

Colega helder
Na realidade não vejo ninguem a manisfestar-se contra o echolink. Apesar de
não usar, reconheço a utilidade e a maneira simples de comunicar que esse
sistema proporciona aos amadores, permitindo comunicações impensáveis sem
recorrer a carissimos sistemas. A discução desenvolveu-se em volta do acesso
ao echolink e outros meios de comunicação de amador, através do iPhone, ou
seja: do telemóvel. É verdade que quem expressou a opinião, o fez em pleno
direito, e com o devido respeito pelos que têm uma opinião diferente da
minha,  tambem eu tenho direito a dizer a minha opinião sobre o assunto,
mesmo que seja uma opinião que vai em sentido contrário dos demais. O que eu
afirmei, é que achava essa aplicação de aceder a comunicações de amador por
um telemóvel, é mais uma mariquisse para encher os bolsos das operadoras.
Não se justifica, não é necessária nem tem jeito nenhum. Admira-me depois
muita gente contestar o aumento de meia duzia de euros anuais, na taxa
radioelectrica, e não se importar de gastar dezenas de euros numa coisa
desnecessária. Mas isso é a minha opinião e vale o que vale.
Apetece-me perguntar que raio de radioamadorismo é este, em que a maioria
dos amadores se calhar não sabe como funciona uma antena, nem sabe
distinguir entre um rectificador de meia onde e onda completa, não faz ideia
de como se sintoniza um PI, nem sequer tem a minima noção de como trabalha
um emissor receptor, e depois acham que uma aplicação para um telemóvel é um
grande avanço no radioamadorismo. (citei a minha opinião pessoal)

73 de CT4RK