Re: ARLA/CLUSTER: Que Polarização usar em 1,2 GHz no Campeonato de Portugal..?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 9 de Fevereiro de 2010 - 19:48:28 WET

Olá João
Para não te preocupares com esses pormenores, utiliza as tuas 4 helicoidais
e esquece o resto. A antena helicoidal é na minha opinião, a melhor antena
para uso portátil e mesmo em estação fixa. O problema é que perde 3 dBs
quando usada em comunicações com uma yagi. Pelas experiencias que tenho com
a minha helicoidal de 20 espiras, e que tem cerca de 1m de comprimento, não
quero outra. Aliás estou à espera de uma oportunidade para tirar a TONA de
35 elementos e colocar lá a helicoidal.
Se o pessoal começar a optar por helicoidais, os contactos vão melhorar
bastante. Aliás, todos voces concursantes, bem podiam fazer esses testes de
comparação entre YAGIs e helicoidais, e depois mandarem para aqui os
resultados. Assim acrescentavam alguma utilidade aos concursos.

73 de CT4RK

No dia 9 de Fevereiro de 2010 18:34, João Gonçalves Costa <