ARLA/CLUSTER: Que Polarização usar em 1,2 GHz no Campeonato de Portugal..?

Terça-Feira, 9 de Fevereiro de 2010 - 18:34:25 WET

Caros Colegas,

Gostaria de saber a vossa opinião à candente e sempre recorrente pergunta:
" Que Polarização usar em 1,2 GHz no Campeonato de Portugal de VHF e UHF..? "

Estou aberto às vossas sugestões, que alem de Vertical ou Horizontal, pode no meu caso abranger também a polarização circular direita, se existirem estações fixas a participar que não possam optar por algo que se quer de um largo consenso, pelo menos, no caso das estações portáteis.

È que uma diferença, vertical vs Horizontal, que teoricamente é da ordem de -20 dB (atenuação de 100 vezes!), mas que na prática pode ultrapassar os -40 dB (atenuação de 10.000 vezes) a maiores distancias, é algo que ninguém deseja para contactos em 1200 MHz (já nos basta a atenuação do cabo coaxial e conectores).

                     _\\|//_
                     ( o o )
                      73 de:
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa