Re: ARLA/CLUSTER: EuroBureauQSL: rede de serviços QSL da EURAO

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sexta-Feira, 10 de Dezembro de 2010 - 02:01:18 WET

Compreendo que as respostas objectivas às questões retóricas possam ser
desconcertantes. Além disso, cada um de nós valoriza mais uns aspectos do
que outros.

Eu respondi apenas a uma das suas duas questões, realçando uma passagem do
texto que foi publicado. Confesso que, não conhecendo o serviço proposto,
fiquei curioso sobre o mesmo e tenciono investigá-lo.
Em primeiro lugar, parece-me interessante a possibilidade de receber
gratuitamente as minhas QSL através da minha associação geograficamente mais
próxima. Julgo que isso possa vir a ser uma novidade absoluta, e os colegas
de Coimbra estão de parabéns.
Por outro lado, pode também ser agradável receber as QSL em casa, não
pagando por isso mais do que o custo de expedição postal.

Quanto à sua questão concreta, parece-me que será melhor deixar a resposta
para a TRGM, é claro, mas para tentar balizar o domínio, proponho o
exercício inverso:
Quanto lhe custaria a si enviar 15 QSL para Coimbra? Pelo anúncio, não deve
andar muito longe daquilo que lhe custará recebê-las.

Pessoalmente, não tenho grande interesse pelo serviço e-QSL. Sempre achei
algum romantismo no envio de algo material e concreto como sinalização e
reconhecimento pela comunicação radiofónica. Ao mesmo tempo um símbolo e uma
prova, mas com existência real, e ainda por cima percorrendo a mesma
distância do que as ondas de rádio, só que usando meios de transporte
convencionais.
Agora o reconhecimento de uma comunicação electrónica com outra comunicação
electrónica... Talvez mais virtual ainda que a primeira... Sem dúvida que é
barato e conveniente, mas não tem piada nenhuma.

73,
António Vilela
CT1JHQ