ARLA/CLUSTER: Avaria de "sub-receiver" do TS2000E

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 1 de Dezembro de 2010 - 17:01:58 WET

Pedro
Mais uma "achega". Se tiveres essa possibilidade, liga um gerador de sinal
devidamente modulado com 1 KHz a  2,5KHz de desvio , com um nivel aí de
10uV, e liga um osciloscopio ao altifalante, depois tenta ajustar a bobine
do discriminador para uma sinusoide o mais perfeita possivel, como disse o
Renato.  Em boas condições de ajuste, deves obter um sinusoide perfeita no
altifalante. Qualquer desvio de frequência, overload, excesso de cliping ou
desvio, desiquilibrio do discriminador, provoca distorção, perfeitamente
visivel com um osciloscópio. Atenção que em condições reais, pode existir
distorção de fase, provocada por multicaminho da RF, que pode provocar uma
distorção tão severa que não se consegue entender, mesmo com sinais de 9+50.

73 de CT4rk

2010/12/1 Renato Encarnação <ct7abr  gmail.com>

> Boas colega. Não deite isso fora...pelo menos por enquanto hihi...
>
> Dê um ajuste na L93. É essa a bobine de quadratura. Claro que tem de estar
> à escuta de algum sinal para ver se melhora.
>
> Depois verifique os componentes ligados ao nó do pino 9 do IC7,
> nomeadamente a R380 de 680Kohms. Se essa resistência estiver alterada poderá
> significar a distorção.
>
> Verifique também em redor do IC9 as resistências de polarização do opamp,
> nomeadamente a R382 de 470Kohms, R287 de 56K e a R335 de 4k7. Se essas
> resistências estiverem alteradas, o ganho do opamp varia, bem como o ponto
> [...]

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*