RE: ARLA/CLUSTER: FW: Noticia no DN de Hoje sobre as interferências provocadas por um radioamador...

José Araújo jose.araujo audiotrad.com
Quinta-Feira, 26 de Agosto de 2010 - 12:28:14 WEST


Meu caro Matias,

tenho tido em muito boa conta a maioria dos ensinamentos técnicos que por esta via tem partilhado, no entanto estou totalmente em desacordo com a sua técnica educatica aqui apresentada.

Ensinar que aquilo que se vê mal feito não deve ser comunicado à autoridade competente é remeter a resolução dos problemas apenas para os próprios intervenientes. É o mesmo que ensinar uma criança a dar um murro na cara do colega que lhe deu um pontapé. Na minha opinião, a atitude correcta é comunicar a agressão ao professor e esperar que este tome as medidas punitivas adequadas e faça uma clara definição das regras de conduta no seio do grupo. Infelizmente, o que se assiste é ao total desinteresse/desautorização de quem deve impor as regras... a consequência é a anarquia reinante em muitos espaços (i.e. escolas, etc).

Justiça pelas próprias mãos era a lei do far-west e, sinceramente, apesar de todos os defeitos ainda prefiro viver sob a nossa, muitas vezes deficiente, justiça do que imaginar-me a viver nos States. Discordo mas respeito a sua perspectiva.


cordiais 73's
CT1DSV
Jose Araujo



De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Antonio Matias
Enviada: quinta-feira, 26 de Agosto de 2010 12:07
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: FW: Noticia no DN de Hoje sobre as interferências provocadas por um radioamador...

No meu outro Hobbie, sou instrutor de artes marciais.
As artes marciais são aplicações de condutas, técnicas e regras militares a civis.
Este modo de ensino é ancestral e ao longo dos séculos sempre comprovou a sua eficácia no ensino a massas.
Russeau dizia que as crianças nascem boas, depois  a sociedade corrompe-as,eu, não tenho tanta certeza disto.
A meu ver, as crianças são cruéis, más, cínicas e muito mentirosas, a verdade é esta, falo-o com conhecimento de causa e qualquer professor pode confirmar isto, todavia, sempre  as achamos adoráveis.
Nas nossas aulas, quem manda é o respeito, a disciplina e  humildade. Estes valores são muito difíceis de incutir nas crianças, não só pelas razões que atrás descrevo, mas também devido a chamada "violência de almofadas" (mimos) que os pais hoje aplicam nos filhos .
Das situações mais usuais que me aparecem, são as queixinhas, quase todos pelo inicio dos treinos vêm com esta mania e não se refutam a publicamente acusar o colega do lado que está com o dedo no nariz.
O remédio é simples: pagam sempre os dois, quem faz o mal e quem vem fazer queixas do colega.
Este método é muito eficaz nas crianças, e vai preparando-os para o futuro. Que não se metam aonde não são chamados, e resolvam os problemas sem estrilho, nem  levantamento de poeiras.
 Tenho especial gosto de ensinar crianças, pois a alegria que elas sempre têm, contagia-nos e isso é muito proveitoso para um adulto que conviva com elas.
É muito compensador, ver diabretes convertidos em pequeninas maquinas obedientes, educadas, fortes  e com espírito de grupo.
 Perdoem-me os impacientes leitores que não estão a ver aonde quero chegar com isto, mas é simples a dedução.
Embora estejamos perante gente adulta, o cenário é o mesmo: um prevaricador, uma denuncia publica não lesante ao queixoso e uma autoridade.
Não me admiraria que a autoridade mandasse os dois fazer 50 flexões.

73
Matias


2010/8/26 Radiophilo <radiophilo  gmail.com<mailto:radiophilo  gmail.com>>
Caro Donato,

Dificilmente se poderia falar aqui em tabu.
Como sabe, este forum sobre radioamadorismo, bem como vários outros, é publicamente acessível sem qualquer espécie de registo, controle ou censura. Além disso as nossas transmissões em todo o espectro são feitas em claro, sem qualquer dificuldade ou limitação legal, ou outra, por qualquer cidadão, jornalista ou não. Aliás, não é novidade para ninguém que há uns quantos jornalistas radioamadores.

Agora, há realmente uma diferença grande entre denunciar às autoridades um crime cometido por um radioamador, que o colega fez e muito bem, e denunciar o radioamadorismo em si ao público, que foi o que o colega também fez.

Perdoe-me a franqueza, mas se queria denunciar a incompetência das autoridades em lidar com o caso, não teria menos efeito se relatasse sumariamente o crime em si e focando a sua atenção para a morosidade da resposta das autoridades. Não precisava de aludir ao radioamadorismo, até porque essa ligação é perfeitamente irrelevante para o assunto, e para o público.
Eu quando vou pagar as compras do supermercado não dou o meu número de contribuinte. Isso não faz de mim um malfeitor encapuçado.

Mas pronto, já está já está, não se preocupe muito com isso.

73,
António Vilela
CT1JHQ

2010/8/26 Donato Macedo-CT3JT <ct3jt  iol.pt<mailto:ct3jt  iol.pt>>

Bom dia.
Penso que esta discussão é estéril, pois por muito respeito que as opiniões contrárias me mereçam, não concordo que se criem tabús, (pelo menos não contem comigo para isso), como se os amantes deste hobby, fossem uma espécie de irmandade hermética ou uma sociedade secreta...
Já temos muitas "corporações secretas" em Portugal. Não queiram fazer desta actividade lúdica, mais uma.
Cumprimentos CT3JT
DM


_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net<mailto:CLUSTER  radio-amador.net>
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100826/118401df/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER