ARLA/CLUSTER: Carga Ficticia e Medidor de Potencia de Precisao por apenas 10 euros?

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Terça-Feira, 24 de Agosto de 2010 - 18:04:37 WEST

Bem, segundo o Hiserberg, qualquer medida influencia o valor medido, no
limite podemos é fazer o possível para essa influência não ter significado.

Ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_incerteza_de_Heisenberg

Já em ~1988 descasquei um medidor de SWR de CB e vi a arte que faziam lá
dentro com um segmento de linha de transmissão exposto e uns condutores
paralelos ao condutor central sem o tocarem ...

Concordo com a chamada de atenção do colega CT1AED, na minha mensagem
anterior chamei subtilmente a atenção a esse pormenor, apesar de não o
ter evidenciado.

Basta pensar que quando o diodo estiver em condução colocará o
condensador em paralelo com a linha de transmissão introduzindo uma
reactancia capacitiva que irá inclusive depender da frequencia do sinal
a ser medido, para além disto, existirão pormenores como a posição da
medida em relação ao ponto de terminação resistiva da linha o que para
frequências elevadas com baixos comprimentos de onda (cm~mm) pode ter um
peso muito significativo.
Isto para não falar da capacidade entre os condutores do multímetro e os
componentes à entrada deste bem como as distâncias entre condutores da
sonda (zona do díodo/condensador) que causarão potenciais desequilíbrios
de impedância.

Como referência de baixa precisão e para baixas frequências acredito que
dê para ter uma ideia e para aprender umas coisas, nem que seja para
fomentar discussões técnicas interessantes em maillists ...

73!