ARLA/CLUSTER: CT 2 Versos CR7

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 24 de Agosto de 2010 - 15:05:47 WEST

Antes havia mais classes! Eu comecei pela clase "D" em 1977, depois fui
obrigado a fazer exame de CW e para a classe "C", ao fim de 2 anos! senão
ficava para fazer QSOs combinados por carta, com a meia duzia de estações
que havia em 2m.
E durante esses 2 anos podia transmitir apenas com 25 watts.
Podem dizer que mesmo assim podia transmitir, mas como ja disse aqui
repetidas vezes, a burucracia era tanta, que desde o exame até ao ter
indicativo nunca ficava menos de 2 anos em escuta... Não era como
agora!...Ai de quem se atrevesse a transmitir sem licença!...Não demorava
uma semana e lá estava a velhinha "CITROEN" da DSR à porta!...Em 1980, levei
uma contra ordenação de 150.000 escudos, só porque andava a construir um
emissor de ATV em UHF, com 2,5 watts sem pedir autorização à DSR para tal!..
O tempo que demorava-mos a ter um indicativo para a estação era o esperar
pelo exame, os esperar pelos resultados, o pedir licença de instalação da
estação, o esperar pela vistoria, e depois se tudo estivesse OK o esperar
pelo indicativo!...No minimo eram 2 anos a ver os comboios passar!...Já
referi isto várias vezes aqui, por isso chega de dizer que agora está tudo
mal, que antes é que era bom, etc!!!...O que na realidade aconteceu, foi que
em determinada altura só houve facilitismos que deram mau resultado.
Apesar de não concordar com os 2 anos, não deixo de admitir que os actuais
CR7 não são os unicos a esperar esse tempo até poderem transmitir...Eu
tambem esperei, (até mais de 2 anos porque a estação não passou à primeira
vistoria, e sem vistoria não havia nada para ninguem) embora por força não
da legislação, mas sim por força da burocracia dos anos 70.

73 de CT4RK

73 CT4RK