ARLA/CLUSTER: Classe 3 uma ideia

Vítor Oliveira vitoroliveira2008 gmail.com
Segunda-Feira, 23 de Agosto de 2010 - 13:05:26 WEST

Parece-me algo de anticonstitucional, uma vez que obriga alguém a pertencer a uma associação. Por enquanto, o associativismo ainda é livre, tanto quanto eu sei! Não seria muito mais fácil acrescentar ao artigo limitador simplesmente "os radioamadores de classe 3 menores de 16 anos" e equiparar os restantes aos amadores de classe C? Seria muito mais fácil de aceitar e quanto a mim o mais correcto. A burrice está feita, infelizmente. Agora, trataria apenas de tentar emendar o mal!

Vítor Oliveira - CT1AFS

From: ct1ewa
Sent: Monday, August 23, 2010 1:24 AM
To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Subject: ARLA/CLUSTER: Classe 3 uma ideia

Boa noite aos colegas.

Após uma troca de ideias com o colega CR7ABS, Fernando Mano surgiu uma ideia conjunta sobre uma possível proposta, no que concerne aos radioamadores da Classe 3-

No que respeita à sua operacionalidade, ponto mais polémico, nomeadamente  devido aos CR7 nos 2 anos que obrigatoriamente têm de pertencer à classe 3, só poderem emitir em estação própria na presença de um radioamador de classe superior, propunha-se alterar esta condição para emissão em estação própria, em determinadas bandas com determinada potência,  sobre a "observação" e responsabilidade de uma associação à sua escolha, que obrigatoriamente pertença ao âmbito geográfica da sua residência/qth.

Esta associação teria papel preponderante na possibilidade ou não de este radioamador poder vir a efectuar exame para a classe 2, através de um relatório sobre o mesmo radioamador que teria obrigatoriamente de enviar à ANACOM ao  fim dos 2 anos ou durante estes, sempre que entende-se por útil o fazer.

Assim seriam vários os radioamadores a supervisionar o radioamador de classe 3 e a emitir um parecer.

Responsabilizava-se mais as associações e seus dirigentes, ao atribuir-lhe uma atitude pedagógica e supervisora.

Obrigar-se-iam igualmente os radioamadores mais antigos a serem mais pedagógicos e educativos perante os mais recentes.

Menos importante para o caso, dinamizar-se-iam um pouco mais as associações.

Obviamente tudo isto não passa de uma ideia, padecedora de reflexão, discussão e entendimento entre radioamadores e associações de radioamadores, que eu lanço à discussão.

No entanto para que seja possível, terá a ANACOM que ser conivente e alterar um pouco o regulamento contra as normas que a IARU recomenda.

Mas será só um pouquinho!...

CT1EWA - Paulo Santos

Apartado 415

2430-905 Marinha Grande, Portugal

QTH Locator : IM59NS

CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37

ARAL#37, ODXG-Founder member, EPC#5619 / PT10,  30MDG#1693, REP#995

__________ Information from ESET Smart Security, version of virus signature database 5388 (20100823) __________

http://www.eset.com