RE: ARLA/CLUSTER: Grupo de AM Português - frequências

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2010 - 19:04:40 WEST

Meu caro Pedro,

Não seja por isso.
Para que seja dada uma rara oportunidade aos colegas da classe 3, proponho à
direcção da A.R.L.A. ( e eventualmente aos restantes directores de algumas
colectividades que sei que seguem este fórum ), que sejam disponibilizadas
tutores e a respectiva estação para o " Dia da Amplitude Modulada ".
De brincadeira entre amigos, esta jornada dedicada às emissões em AM
passaria a ter data oficial no calendário e indicativos colectivos no ar à
mistura com conhecimento d IP-ANACOM, se necessário.
É uma sóbria maneira de se prestar mais um serviço de instrução, cultivando
os noviços numa forma de emissão que fez história, mostrando-lhes
inclusivamente as virtudes sonoras de equipamentos antigos e as
catastróficas interferências actuais que ajudam a atirar o AM para a
prateleira mais empoeirada.
Proponho que cada tutor faça uma simples introdução técnica ao modo de
emissão, que se introduzam uns quantos factos históricos pelo meio e que se
ponham as estações no ar à hora marcada !
É só discriminar as faixas por horário, de acordo com as melhores previsões
de propagação, pois resumem-se aos 80, 40, 10 e 2 metros.
Assim sendo uma parte do dia seria dedicada aos contactos de âmbito
nacional, nos 80 ou 40 metros ( conforme as condições da propagação e a
ocupação prévia da frequência ), uma hora ou duas para contactos nos 29 MHz,
abrindo-se uma janela aos colegas de indicativo CT5 e fazendo-se uso de uma
faixa seguramente menos ruidosa do que as anteriores, fechando-se o
acontecimento com chave de ouro, da parte da tarde, colocando-se a cereja no
bolo através dos 144 MHz ( incluindo a subida de algumas estações à Serra,
como a minha, por exemplo ).
Isto não custa nada organizar meus senhores.
Coloca-se simplesmente nos calendários e quem quiser aparece.
Quem estiver está, quem não estiver... paciência !... não sabe o que perde.
Não há prémios, regulamentos, classificações nem cerimónias de entrega de
diplomas e troféus, mas pode vir a haver uma jantarada para os que quiserem
ir debater a experiência à mesa no fim do dia.
Com organização ou simplesmente evento informal, contem comigo para aqui vir
anunciar o " Dia D "... assim que regressar ao serviço e tiver a noção do
que me espera.
Saudações moduladas em amplitude e...

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W