ARLA/CLUSTER: 2 anos QRX dos CR7

Afonso Marques amarques efacec.com
Terça-Feira, 17 de Agosto de 2010 - 13:30:43 WEST


 

 

Afonso Marques

Director

 

Efacec Sistemas Electrónica, SA

Unidade Infraestruturas de Comunicações

*

* + 351 229402000

* amarques  efacec.pt

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Radiophilo
Enviada: terça-feira, 17 de Agosto de 2010 13:03
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: 2 anos QRX dos CR7

 

2010/8/17 João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt>

<..>

 

	Ao que parece o legislador nacional entendeu que "Administrations may limit the possibility of ENTRY-LEVEL Amateurs using transmitters constructed by themselves" como não autorizar a emissão em estação própria enquanto estiver nessa categoria, coisa que me atrevo a dizer que vai completamente contra o "espírito" deste documento, se bem o traduzo.

	 

	Mas qualquer pessoa de boa fé não pode entender o texto acima dessa maneira , pois ele é bem claro , pois refere que deve restringir ou mesmo não permitir no nível CR7 (nosso) o uso de transmissores de construção caseira . A partir daí era especular com o texto . 

	 

	Não , quanto a mim a ANACOM assumiu mesmo a regra imposta, e tê-la-á referido nas poucas reuniões havidas com as associações , que no conjunto de tantas questões que na altura se levantaram, terá passado quase despercebida, ou como um mal menor.

	 

	CT1RH


Sem dúvida. Recordo aqui a este propósito a tradição legislativa americana, cujo intuito ao limitar os privilégios dos iniciantes não parece ser tanto o de promover a sua progressão, pois cada um sabe o que quer da vida, mas mais evitar e limitar os estragos que uma operação mais deficiente pode causar.

Apenas alguns exemplos:
- Aos noviços a utilização das bandas de HF era permitida apenas numa parte relativamente pequena de cada banda. No entanto todas eram acessiveis a estes.
- A potência autorizada era consideravelmente reduzida.
- No tempo em que se utilizavam VFOs, apenas se permitia aos noviços o uso de cristais. Penso que esta última limitação representa o verdadeiro espírito que preside à recomendação da CEPT, embora esta seja a bem dizer uma aberração na sua forma. Pode ser razoável impor restrições às características técnicas de equipamentos de amador construidos por noviços, mas não faz qualquer sentido a sua total proibição.

73,
António Vilela
CT1JHQ


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100817/b5ae5ac5/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER