ARLA/CLUSTER: 2 anos QRX dos CR7

Radiophilo radiophilo gmail.com
Terça-Feira, 17 de Agosto de 2010 - 13:02:44 WEST

2010/8/17 João Gonçalves Costa <joao.a.costa  ctt.pt>

> <..>

> Ao que parece o legislador nacional entendeu que "Administrations may limit
> the possibility of ENTRY-LEVEL Amateurs using transmitters constructed by
> themselves" como não autorizar a emissão em estação própria enquanto estiver
> nessa categoria, coisa que me atrevo a dizer que vai completamente contra o
> "espírito" deste documento, se bem o traduzo.

Sem dúvida. Recordo aqui a este propósito a tradição legislativa americana,
cujo intuito ao limitar os privilégios dos iniciantes não parece ser tanto o
de promover a sua progressão, pois cada um sabe o que quer da vida, mas mais
evitar e limitar os estragos que uma operação mais deficiente pode causar.

Apenas alguns exemplos:
- Aos noviços a utilização das bandas de HF era permitida apenas numa parte
relativamente pequena de cada banda. No entanto todas eram acessiveis a
estes.
- A potência autorizada era consideravelmente reduzida.
- No tempo em que se utilizavam VFOs, apenas se permitia aos noviços o uso
de cristais. Penso que esta última limitação representa o verdadeiro
espírito que preside à recomendação da CEPT, embora esta seja a bem dizer
uma aberração na sua forma. Pode ser razoável impor restrições às
características técnicas de equipamentos de amador construidos por noviços,
mas não faz qualquer sentido a sua total proibição.

73,
António Vilela
CT1JHQ