Re: ARLA/CLUSTER: Ruídeira e áudio não licenciado nos 433~434 MHz

Radiophilo radiophilo gmail.com
Terça-Feira, 17 de Agosto de 2010 - 00:48:16 WEST

Tenho um vizinho que instalou uma daquelas "centrais meteorológicas" com
sensores exteriores de temperatura, intensidade e direcção do vento,
pluviosidade e sei lá o que mais, que funcionam justamente nessa gama de
frequências.

Já andei a investigar, e creio que é perfeitamente possível descodificar
esses sinais e fazer a minha própria estação meteorológica, usando os
sensores dos outros. Claro que há sempre o risco de que o Instituto de
Meteorologia venha a descobrir e que venha reclamar de que são eles os
proprietários do tempo em Portugal. Também a CNPD poderá vir ameaçar-me pois
o tempo que faz em casa do meu vizinho é privado lá dele. E pela amostra,
não tenho dúvidas que a NAV nem hesitaria em considerar "perigosa" tal
iniciativa, pois esses sensores podem interferir com o estado do tempo dos
aviões que passam por cima da minha casa.

Agora a sério, já tive oportunidade de fazer uma viagem de uns 30 km sempre
em zona urbana com um rádio sintonizado nos 433.800 e é incrível a
quantidade de coisas que por aí anda nessa faixa. Muito interessante!

73,
António Vilela
CT1JHQ