ARLA/CLUSTER: 2 anos QRX dos CR7

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Segunda-Feira, 16 de Agosto de 2010 - 15:02:54 WEST

Aproveitando algumas questões que levanta, esclareça sem souber mais
acerca do assunto ...

Existe alguma lei nacional que impeça a escuta das comunicações "em
claro" que andam pelo ar?
Exemplos: ATC (Controlo de Tráfego Aéreo), ACARS (dados entre avioes e
companhias aèreas), Bandas de Amador (por não amadores), frequencias
alocadas a serviços públicos e privados, táxis, etc.

Depois o aparente paradoxo. Como CR7 não posso emitir do QTH, por
exemplo, na faixa de UHF 430~440MHz, no entanto, alguns transceptores de
uso livre (não licenciado) permitem a operação na faixa SRD/LPD dos
433~434, isso significa que perco direitos ao ser amador licenciado?

Qualquer não amador com um equipamento destes pode emitir nesta faixa
(SRD/LPD), apesar de com potência bastante reduzida, de poucos mW, eu
não ou ... basta não me identificar para obter estes direitos ...
curioso não?

73!