ARLA/CLUSTER: SFN HF ?

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sábado, 14 de Agosto de 2010 - 23:45:23 WEST

A propósito desta sua mensagem, conte-me se possível ...

Fazem (no batente) emissão SFN (single frequency network)?
Fazem essa emissão em HF?
A que distância estão os outros emissores do conteúdo?
Imagino que seja em digital DRM, não imagino outra forma nesse contexto.

Para quem está por fora do assunto em SFN todos os emissores da rede
emitem o mesmo conteúdo mas baseado em "pacotes" de dados (ou
simplesmente símbolos de um código) espaçados no tempo por forma a que
nos intervalos entre pacotes/símbolos outros emissores possam emitir
(daí a necessidade de sincronismo muito rígido). Se transmitirem em
simultâneo ou se o sinal de vários emissores chegar ao receptor no mesmo
momento, passa a ser considerado interferência.
Sob o ponto de vista do receptor que receba varios sinais devidamente
sincronizados, só tem de usar em cada momento a cópia que lhe chegou em
melhores condições.
Esta tecnologia é usada por exemplo no DVB-T em que se baseia a
Televisão Digital Terrestre (TDT).

Outro dia conto-vos como é que alguém (eu) que tem em linha de vista
pelo menos 3 emissores de TDT (Palmela/Monsanto/Montejunto) teve de
andar a "inventar" para conseguir receber o sinal em condições ...

73!