ARLA/CLUSTER: Multimetro com medidor de Frequencia

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 13 de Agosto de 2010 - 19:43:15 WEST

Colega Luis
Se o frequencimetro vai até 30 MHz (nivel TTL ou sinus') já não é mau. Se
for nivel TTL tem que ter entre 0.77V e 5 V senão não mede nada. Se for
"sinus" tem que saber a sensibilidade. No entanto deixe-me dizer-lhe que por
30 euros, não espere grande precisão. Se calhar fica mais facil e é 100%
seguro, aferir o transceptor pela WWV ou por qualquer estação de
radiodifusão. As estações de radiodifusão funcionam de 5 em 5 KHz (ex:
7205/7210/7215/7220..etc) e são normalmente uma referência a ter em conta.
Aqui no meu batente temos referência por GPS para estabilizar o sintetizador
dos emissores e para o funcionamento em SFN.
Tambem existem à venda no eBay, osciladores de rubidium bastante em conta e
que podem servir como padrão de 10MHz e submultiplos. Eu comprei um por 50
euros. Note que apesar do oscilador de rubidium não ser o melhor, pois o
melhor é de cesium, já permite assim mesmo uma estabilidade melhor que uma
parte em 1000.000.000 (1 Hz em 1000 MHz).. Bem mais creio que isto já é
demasiado avançado para o que o colega pretende. Assim sendo use uma
emissora de radiodifusão como padrão que tambem vai bem servido.
Os frequencimetros  têm um oscilador de referência e dependendo do
frequencimetro   e da estabilidade e precisão desse oscilador (normalmente
em 10 MHz) assim é o preço. Um frequencimetro de 30 euros, certamente tem um
simples oscilador a cristal, como referência. Claro que ao ser a cristal,
parece logo ser estável...No entanto às vezes não é bem assim! um oscilador
a cristal, pode ser um desastre em termos de estabilidade  se não for bem
desenhado e se o cristal não for de boa qualidade. Para uma relativa
precisão, o oscilador de referência terá de ser no minimo um TCXO (oscilador
a cristal com temperatura controlada) ou OCXO (oscilador a cristal
controlado em estufa). profissionalmente, os frequencimetros mais elaborados
e logo os mais caros, tem um oscilador de referencia a rubidium.

73 de CT4RK