ARLA/CLUSTER: Projecto / Esquema de transmissor SSB HF com valvulas

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Sábado, 7 de Agosto de 2010 - 02:55:13 WEST

Boa noite colegas.

Na proxima semana posto o meu esquema. Tenho de o encontrar e de o
digitalizar, pois ainda nao tive tempo de pensar em mais nada senão pintar a
casa.

Note o colega que os esquemas que encontrar na net, bem como o meu esquema,
são adaptados ás valvulas que estão à mão dos radioconstructores no momento
do projecto, por isso não se admire de eu ter usado valvulas de televisão
(aquelas começadas por P, que têm um filamento de corrente constante a 300mA
que devem ser ligadas em série), pois é o que eu mais tenho. Uso varias
EF183 (6,3V @ 300mA) no meu desenho. A vantagem é que TODAS se encontram
facilmente no mercado (Dimofel), e são baratas.
O transformador da alimentação tem de ser enrolado (ou encomendado). No meu
caso vou ter um enrolamento de 250V para o +B das valvulas, um enrolamento
calculado para a tensão somada de todos os filamentos, e um enrolamento de
12V exclusivamente para os relés.

Cumprimentos,
73 es GL de CR7ABR
Renato