Re: ARLA/CLUSTER: Evolução do número de radioamadores em Portugal (incluindo 2010)

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 1 de Agosto de 2010 - 18:05:23 WEST

Colegas Pedro e Gil

Isso deve-se certamente ao "desleixo" com que a ANACOM brindou os exames
para qualquer categoria, nos ultimos anos de vigência do antigo regulamento.
Vocês, os "exilados" por 2 anos na classe 3, são os "pagantes" involuntários
dessas aberturas demasiado liberais, em que qualquer pessoa,e sem qualquer
preparação, ia fazer exame para a classe B e passava, pois os exames eram
sempre iguais. Era só pedir as respostas a quem tivesse feito exame e estava
garantido. facilitismos que deram no que deram. Uma autentica pouca vergonha
e falta de decoro que se assistiu durante tempos, principalmente nos
repetidores de VHF, onde apareciam "cromos"  a dizer "alhos e bogalhos" como
se estivessem ao telefone...E depois se alguem lhes chamava a atenção, ainda
eram malcriados. Esses 2 anos, embora não concorde em parte com isso, serve
de alguma forma de triagem, pois quem gosta de radio, pode reclamar, mas
acaba por aguentar o passar do tempo e depois entra em força e tenho a
certeza que vai progredir. Quem vinha para as bandas de amador só com a
intenção de fazer bagunçada, pois encontra essa barreira e desiste.
Muita coisa está errada no novo regulamento, e o acesso às diversas classes
poderá ser revisto, mas que não voltemos ao que era antes, pois isso deu mau
resultado.
Tambem quero lembrar, e já disse isto aqui várias vezes, que não julguem os
actuais amadores classe 3, que ir para o radioamadorismo sempre foi um mar
de rosas e que tudo eram facilidades. Nada disso Já foi muito pior, e eu
testemunho isso, depois de 33 anos de radioamadorismo. Já para não falar no
radioamadorismo dos tempos da ditadura, que eu só conheci como escuta, e em
que nem a marca de um cabo coaxial se podia referir pelo radio.
Quando me iniciei no radioamadorismo, em 1977, comecei por tirar o que na
altura era a "carta de operador amador", com a validade de 2 anos.  a minha
carta de operador com o numero 1663 dava-me o direito de operar uma estação
já devidamente licenciada e na presença do seu titular. Não dava direito a
indicativo nem estação própria. Para ter indicativo tinha que se pedir
licença de instalação de estação, e depois uma vistoria à mesma estação sem
a qual não poderia ter indicativo. Se a vistoria não detectasse
anormalidades então passados uns bons 6 meses lá vinha o indicativo. Se ao
fim desses 2 anos não se fizesse exame de CW então estava tudo estragado e
la ficava só uma pequena faixa nos 2m para falar com ninguem, pois nessa
altura não existiam transceptores de VHF à venda, e muito menos repetidores.
Quem quisesse falar em 2m tinha forçosamente que montar os equipamentos, e
marcar QSOs por carta, com alguem que se tivesse sorte estaria no seu
alcance, ou então "fechava a loja".É ainda de salientar, que nessa altura
não existiam a enorme quantidade de rádios que existem hoje, e comprar um
transceptor para HF em SSB era para amadores abastados. Escutava-se muita
estação de construção caseira, sendo a minha uma delas, pois aos 16 anos não
tinha nem de longe dinheiro para comprar um rádio...Mais a mais que vivia
numa aldeia da Beira Baixa, onde nunca ninguem tinha ouvido falar em
radioamadorismo. Não havia internet, e a unica maneira de trocar ideias era
por carta ou pelo radio. Aos 17 anos construi o meu primeiro emissor
receptor de 2m com material oferecido por outros amadores e a partir daí fui
evoluindo para o que sou. Quero com isto exemplificar, que é certo que é um
sacrificio talvez infundado essa de estarem 2 anos à espera de poder
transmitir, mas não esqueçam que em 1977 eu podia ter esperado mais de 2
anos por um indicativo!!!...Era não ter estação ou não fazerem a vistoria, e
então nada feito!!!

Para terem uma ideia era assim: tempo de espera médios:

para o exame da classe D --------------------5 a 6 meses
Para o exame da classe C com CW----- podia ir até 1 ano
Para exame da classe B ou A---------------podia ir até 1 ano
para a vistoria -------------------------------------cerca de 6 ou mais
meses
Para receber o indicativo -------------------- de 6 meses a 1 ano dependendo
do resultado da vistoria.

Agora é só somarem os tempos e verem que afinal, as coisas não eram um mar
de rosas...E ja nem falo nos que chumbavam nos exames, pois felizmente não
foi o meu caso.
tenham lá calma que o tempo passa a voar. Talvez depois vejam alguma
utilidade nesses dois anos.
Claro que cada um tem a sua opinião e eu respeito-a. Agora é elementar que
respeitem tambem a de quem da vossa é diversa.

73 de CT4RK