Re: ARLA/CLUSTER: Perceber melhor o cenário do DStar

Paulo Calvo paulo.calvo brilhomania.pt
Quinta-Feira, 29 de Abril de 2010 - 17:51:44 WEST

Boas

Há aqui alguma confusão. TDMA e FDMS não são modulações mas métodos de multiplexagem. TDMA é Time Division Multiple Access e FDMA é Frequency Division Multiple Access.
O TDMA veio substituir o FDMA nas interligações de voz entre centrais.
O FDMA era totalmente analógico e funcionava em SSB.

Paulo Calvo, CT1IDW
  ----- Original Message -----
  From: João Paulo Saraiva Amaral Encarnação
  To: pribeiro-ham  net.ipl.pt ; Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Thursday, April 29, 2010 4:28 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Perceber melhor o cenário do DStar

  Boa tarde

  Existem outras alternativas semelhantes mas não para amador, falo do IDAS da ICOM, ou do MOTOTRBO da MOTOROLA, tambem a Kenwood e a HYT possuem sistemas semelhantes contudo o MOTOROLA e a HYT  utiliza o tipo de modulação TDMA, enquanto os restantes optarão pelo FDMA com canais a 6,25KHz. Mas o resultado final é sempre o mesmo, um codec com um algoritmo insatisfatório na qualidade do audio reproduzido. A TAIT e a MAXON estão a tentar lançar um novo protocolo com um codec mais evoluido, veremos o resultado em breve...
  O D-Star é (sem intenção de critica negativa) um sistema de qualidade mediucre quando comparado com outras tecnologias dos tempos actuais, na minha opinião não vale a pena apostar numa tecnologia temporária, e já ultrapassada nomeadamente pelos codec utilizados em GSM. Bem sei que o que estou a afirmar é anti comercial e trabalho na área, mas a verdade, e o superior interesse dos radiomadores, do país e do mundo das radiocomunicações, devem sobrepor-se aos interesses pessoais ou das organizações. Não nos iludamos, o D-star é uma moda como o foi o RTTY, embora este fosse bem mais fiável.