Re: ARLA/CLUSTER: Perceber melhor o cenário do DStar

João Paulo Saraiva Amaral Encarnação joao.paulo.saraiva.amaral gmail.com
Quinta-Feira, 29 de Abril de 2010 - 16:28:50 WEST

Boa tarde

Existem outras alternativas semelhantes mas não para amador, falo do IDAS da
ICOM, ou do MOTOTRBO da MOTOROLA, tambem a Kenwood e a HYT possuem sistemas
semelhantes contudo o MOTOROLA e a HYT  utiliza o tipo de modulação TDMA,
enquanto os restantes optarão pelo FDMA com canais a 6,25KHz. Mas o
resultado final é sempre o mesmo, um codec com um algoritmo insatisfatório
na qualidade do audio reproduzido. A TAIT e a MAXON estão a tentar lançar um
novo protocolo com um codec mais evoluido, veremos o resultado em breve...
O D-Star é (sem intenção de critica negativa) um sistema de qualidade
mediucre quando comparado com outras tecnologias dos tempos actuais, na
minha opinião não vale a pena apostar numa tecnologia temporária, e já
ultrapassada nomeadamente pelos codec utilizados em GSM. Bem sei que o que
estou a afirmar é anti comercial e trabalho na área, mas a verdade, e o
superior interesse dos radiomadores, do país e do mundo das
radiocomunicações, devem sobrepor-se aos interesses pessoais ou das
organizações. Não nos iludamos, o D-star é uma moda como o foi o RTTY,
embora este fosse bem mais fiável.
No dia 29 de Abril de 2010 14:55, Pedro Ribeiro (CR7ABP) <
pribeiro-ham  net.ipl.pt> escreveu:

> Após a nossa recente troca de ideias sobre o assunto, tenho estado a
> investigar o aspecto que me faz muita confusão, de não existirem
> alternativas disponíveis quer usando o protocolo de transporte DStar mas com
> outro codec aberto quer usando um "stack" completamente diferente.
>
> Deixo aqui alguns URL com informações interessantes que encontrei sobre o
> assunto:
>
> http://codec2.org/
> http://en.wikipedia.org/wiki/D-STAR
> http://www.rowetel.com/ucasterisk/codec2.html
>
> --
> [...]

Best Regard´s,

JOÃO PAULO SARAIVA AMARAL E.

Contact´s
Mobil Phone GRE +351 934 556 556 | SUSF / ANARPROCIV+351 967 527 112 |
EMERGENCY +351 910 300 112
General Phone: +351 212 471 665

joao.paulo.saraiva.amaral  gmail.com

CT1-EBZ

Por favor tenha em conta o Ambiente antes de imprimir esta mensagem
Please consider your environmental responsibility before printing this
e-mail