ARLA/CLUSTER: VE7BHQ antenna table

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Terça-Feira, 27 de Abril de 2010 - 21:11:40 WEST

Olá Rui, assim mesmo é que é.!
Como diz o Woody Allen:" É preciso é que falem de nós, nem que seja BEM"

Com respeito ao cometário do Pedro:

Não retirando o mérito dos gurus que fizerem o desenvolvimento das formulas
> de cálculo, requere também a sua mestria o domínio destas e a tradução fiel
> na escolha dos materiais, na precisão do corte e na correcção de factores
> não incluídos na fórmula como características dos metais e isoladores
> usados.

-Pedro isso é tudo importantíssimo,  mas tens de ver o factor Q da antena.
Ha antenas muito tolerantes em termos de construção e perturbações vizinhas.
Outras são muito criticas, as de alto Q. todavia deve-se sempre ter rigor na
construção..

> Tenho uma questão em relação aos valores apresentados na tabela referente
> às antenas que submeteu.
> O porquê de elas serem apresentadas com impedância "baixa" (abaixo dos
> 50ohm do cabo), a medida é feita sem o balun/transformador de impedância e
> baseia-se em desenhos do tipo OWL G0KSC ?
> ( se a questão for específica demais, não revele o "segredo" )

Vou transcrever aqui a informação
Acerca das novas antenas:
Pode-se assumir que estas antenas resultam de uma fusão de conceitos dos
três
Grandes antena-designers Europeus: YU7EF, DK7ZB e G0KSC
1º- Temos em conta o conceito de  Baixa temperatura de ruído K que tão bem é
reconhecida ás antenas YU7EF e os óptimos resultados que os utilizadores
destas antenas vêem proclamando.
2º- Temos  o conceito de antenas de baixa impedância e sistema-feeding do
DK7ZB.
É sabido e comprovado que as antenas de impedância inferior a 50 Ohms
Apresentam uma melhor eficiência, distribuição de corrente e ganho para
o mesmo numero de elementos e comprimento de boom.
3º-Os mais recentes desenhos de antenas  de G0KSC vieram empurrar todas as
fronteiras conhecidas até então.
G0KSC comprovou que era possível ainda alcançar mais ganho para o mesmo
comprimento de boom, mantendo os níveis de exigência tais como a limpeza de
lóbulos e largura de banda.

> Em relação às minhas "brincadeiras" na àrea, tenho uma dúvida em relação às
> dimensões dos tubos usados como elementos.
> Os valores usados pelas aplicações de cálculo referem-se ao diâmetro
> interior, exterior ou à media destes?
>
>  O diâmetro dos tubos é sempre a medida exterior. e deve sempre ser
respeitada, pois alteram dramaticamente o desenho da antena.