ARLA/CLUSTER: Tabela de funções atribuídas às sub-faixas do espectro amador

Jose Miguel Fonte etjfonte ua.pt

Se o ICP-ANACOM emite uma licença, esta é válida para o território
nacional.

Se um repetidor está licenciado, então está legal (bem ou mal é outra
questão)

Não existe nenhum plano de banda nacional.

Devem seguir-se as recomendações da IARU em tudo em tudo o que não
prejudique a legislação aplicável

Tomem nota que a IARU não é a ITU.

As questões principais são:

- Harmonização de frequências

Por exemplo, que sentido faz licenciar um repetidor d-star em 145.575
MHz a poucos quilometros de Espanha?

- Codificação de transmissões

Aqui sim, é cometida uma ilegalidade ao serem transmitidas comunicações
em código. Independentemente de ser digital ou analógico, a comunicação
é codificada. Quer ouvir, compra o código!

A junção das duas faz uma marosca engraçada que demonstra o interesse a
o ICP-ANACOM demonstra pelo serviço de amador e amador por satélite.

73 de ct1enq