ARLA/CLUSTER: Na era Digital vale a pena comprar cabos banhados a ouro???

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt

Tal como nos cabos de RF, vejo o problema mais como de qualidade dos
materiais.

Os "banhados a ouro" são mais caros o que imputa ao fabricante maiores
responsabilidades, dai ter um tratamento melhor contra oxidações e
esmero na precisão mecânica dos conectores.

Os outros, a maioria são o mais barato que se arranja, com metais mal
banhados (galvanizados), metais mais propensos a oxidação e de piores
características mecânicas, ou muito lassos que provocam maus contactos
ou muito apertados que por pressão nossa se partem ou forçam a ficha a
que ligam e o resultado é o mesmo, de maus contactos.
Apanha-se muitas fichas quase 100% em plástico rasca com um banho de
tinta a imitar metal ...

Depois há também o material do cabo, borrachas mais mais macias, com
melhor malha a acompanhar o cabo o que minimiza as interferências e
condutores de maior secção (conjunta) o que garante menores resistências.

Os sinais digitais, apesar de mais robustos, têm normalmente formas de
onda abruptas (quadradas) e exigem uma boa largura de banda do cabo
(para incluir o máximo de harmónicas possível).

Os SPDIF/DVI/HDMI transportam frequências elevadas (MHz) pelo que a LB
do cabo terá provavelmente um efeito significativo que num "mau" cabo
não se traduzirá por más cores como no analógico mas por interrupções na
ligação devido à perde de sincronismo ou formação de blocos aberrantes
de imagem por perda de alguns dos "pacotes" de mensagem contendo os
dados de imagem e/ou som.

Resumindo, é uma questão de qualidade. Com alguma prática (mesmo a
adquirida na nossa RF) é relativamente fácil distinguir mesmo nos cabos
mais baratos (não dourados) os "rásca" dos de qualidade aceitável.

73!