ARLA/CLUSTER: Na era Digital vale a pena comprar cabos banhados a ouro???

Cabos demasiado caros

Dica: há dois tipos de cabos para as ligações entre aparelhos electrónicos lá em casa. Ou são analógicos (como os SCART e os RCA) ou são digitais, como os USB ou HDMI.

Ora,

1 - Por causa das interferências, faz sentido gastar algum dinheiro para comprar bons cabos analógicos, daqueles com fichas banhadas a ouro e tal.

2 - É uma estupidez gastar um dinheirão em cabos digitais. Como o sinal é um conjunto de zeros e uns, a informação ou passa ou não passa. Os cabos são todos iguais uns aos outros por isso que não lhe passe pela cabeça comprar cabos caros.

Aqui o cenário das interferências não se põe porque é tudo digital.

Publicado por Rui Tukayana em 14.04.2010 no Blogue Mundo Digital - TSF

comentário(s)

badly-drawn-boy // terça-feira, 20 de Abril de 2010 20:41

Olá! Não sei se os cabos mais caros são melhores ou não, mas tenho de torcer o nariz à justificação que foi dada.

De facto os sinais electrónicos, quer analógicos quer digitais, são compostos pela variação do impulso eléctrico que atravessa o cabo (a não ser que falemos de meio óptico). Portanto, interferências há sempre. O facto de o digital ser só 0 e 1 significa de forma simplista que há uma voltagem que corresponde ao 0 e outra ao 1. Isto é, sempre que chega um bit a um equipamento e ele tem de decidir se é 0 ou 1, o que ele faz é verificar se a voltagem está mais próxima do valor definido para 0 ou do definido como 1. É por isto que o digital é melhor em termos físicos: permite acomodar pequenas interferências que no analógico não seriam corrigidas.

Agora, "ou passam ou não passam" não é a melhor maneira de sintetizar o assunto...

Não quero causar nenhum melindre, só dar os meus dois tostões para a discussão. :-) Continuação de bom trabalho!

ruitukayana // terça-feira, 20 de Abril de 2010 23:03

Eu admito que até possa estar a simplificar demasiado as coisas, mas a verdade é que pela experiência que tenho, a coisa ou funciona ou não funciona.

Com cabos analógicos, por exemplo, mesmo que as fichas estejam mal encaixadas pode chegar algum sinal à TV. Nos digitais não chega coisa nenhuma.

Abraço!