RE: ARLA/CLUSTER: Sistemas de adaptação de impedância em Antenas.

Manuel Artur Rodrigues Manuel.Artur rr.pt
Sábado, 17 de Abril de 2010 - 23:00:25 WEST

Boa noite colega Matias.

Estando eu a pensar sobre o fasamento de mais do que uma antena, apareceu-me uma duvida que gostaria de colocar, e saber a sua opinião, visto que trabalha bastante com esses programas de calculo de lóbulos de radiação.

Ora bem, todos sabemos que para se fasar antenas temos que pelo menos  alimenta-las com a mesma fase, ou seja temos que garantir que a RF é entregue a cada uma das antenas ao mesmo tempo.
Para tal costuma-se cortar os respectivos cabos com igual dimensão (quando não podemos recorrer a equipamento mais sofisticado que nos dê a diferença de fase que cada cabo provoca) para que a rf chegue a cada antena em tempos iguais.

Ora bem, a diferença de fase que cada  cabo provoca é função do seu comprimento, e repete-se de comprimento de onda em comprimento de onda, isto de uma forma simplista, e agora chega a duvida.

Se eu alimentar uma antena com um comprimento X de cabo coaxial e a outra com um comprimento X+ N metros do mesmo cabo, mas garantindo que a fase em ambos os cabos é igual, há ou não alteração do lóbulo de radiação desse agregado relativamente á situação das mesmas antenas  serem alimentadas com cabos de igual tamanho?

Gostaria de saber a sua opinião.

73´s

CT1AED
Manuel Artur