ARLA/CLUSTER: Regulamento do Concurso GPDX VHF/UHF - 2010

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Não querendo ser muito critico e saudando o GPDX pela organização
deste seu, quiçá, primeiro concurso nacional em VHF e UHF,  tenho
algumas duvidas sobre se a  data escolhida e o regulamento adoptado, é
a melhor solução em muitos aspectos. Temos aqui uma  questão da
equidade, que consiste na adaptação de regras, observando-se os
critérios gerais de justiça e igualdade, especialmente na óptica da
maioria das típicas estações fixas e portateis nacionais que utilizam
somente polarização vertical e raramente fazem uso da banda lateral e
que vão concorrer ao longo do campeonato português.

Isto porque em Agosto temos simultâneamente:
- GPDX - 07/AGOSTO e 08/AGOSTO - 14H00 Sábado às 14H00 Domingo.
- Nacional V-UHF - 07/AGOSTO e 08/AGOSTO - 14H00 Sábado às 14H00 Domingo.

Nada me move contra a simultaniedade de concursos e estou certo que os
promotores tinham plena consciência e ponderarão que sendo na mesma
data e na mesma hora, estavamos perante regulamentos  distintos e
especialmente na questão, sempre complexa da verificação de listas e
na contabilização e validação dos contactos.

Quanto ao ponto 8, nunca percebi, a menos como auxiliar na correcção
dos contactos pelas organizações promotoras, ser quase e noutros
casos, obrigatório em Portugal e especialmente nos concursos
tipicamente nacionais, efectuar durante o concurso o intercâmbio da
hora, coisa nada habitual nos concursos patrocinados pela URE.

Durante muitos anos, especialmente desde 1996, defendi, incluindo numa
serie de artigos publicados pela QSP, que em Portugal se deveria
apostar mais no SSB e CW e na polarização horizontal para aumentar o
interesse competitivo e a evolucação técnica alargada a um numero
crescente de novos colegas, que viam na altura os 2m e os 70cm como
algo que só servia, limitadamente e na melhor das hipótese,  para
contactos num raio máximo de 50 Km em directo.

Hoje, felizmente, temos um crescente numero de estações a concorrer e
a disputar os primeiros lugares utilizando o SSB e a polarização
horizontal a nível ibérico e longe vão os anos em que alem de mim e do
CT1DHM em Lamego,  pouco mais aparecia.

Depois de se tentar muita coisa, desde a bonificação dos contactos a
logs separados, é agora chegada a hora de obrigatoriamente se
concorrer  pela 1º vez somente no modo SSB, será este o futuro...?

Infelizmente não creio, pois para muitos utilizadores comuns
portugueses os dois metros e os 70cm, ainda são para o FM e para terem
uma antena vertical na varanda.  Neste caso, vem-me à memoria uma
conversa com o colega Adelino, CT1AL na Feira de Coimbra, que me
questionava se não haveria maneira de cativar mais portugueses a
aparecerem nos concursos organizados pela URE.
Fizemos ali mesmo um rápido questionário aos presentes e constatamos
que poucos estavam interessados em utilizar a banda lateral nos 2m,
muito embora os seus mais recentes equipamentos tivessem esse modo, e
nas antenas nem uma só direccional vimos ser adquirida. Desde que a
antena vertical fizesse chegar bem o sinal ao repetidor a 50 Km, já se
davam por muito satisfeitos e felizes.

No entanto, acredito, alias as estatísticas assim o demonstram, que o
numero e especialmente a qualidade técnica dos nossos operadores que
reconhecem os 2m, 70cm e 23cm como bandas interessantes e fascinantes
para o DX  em SSB e recorrendo a direccionais em polarização
horizontal tem tendência  a crescer um pouco mais e a consolidar-se,
mas no computo geral de estações operativas nestas bandas será sempre
uma minoria, como o é na maioria dos países.

Já escrevi diversas vezes sobre esta temática e penso que a minha
opinião é conhecida, do porque desta situação em Portugal, tendo em
atenção o ainda  pequeno n.º de estações que fazem uso da banda
lateral nas altas frequências e em concursos, que radica
especialmente em dois factores primordiais; a nossa dimensão
territorial continental  e a nossa posição geográfica na Europa.

Muito mais teria para dizer mas fica para a próxima oportunidade, pois
isto de escrever depois de um dia especialmente cansativo a nível
laboral e a estas horas já não é para a minha idade.

João Costa, CT1FBF

Futuro é a nota do ponto 8.

"Nota: Não será necessário efectuar durante o concurso o intercâmbio da
hora..."

73 de ct1enq