ARLA/CLUSTER: Material "basico" para a minha "base", conselhos ...

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Quinta-Feira, 15 de Abril de 2010 - 22:52:10 WEST

Obrigado pela informação precisa sobre o cenário sugerido.

Um mastro desses de 6m galvanizado era o que tinha na minha velhinha
STAR de CB há uns 20 anos atrás. Cheguei também lá a ter uma
ground-plane de 5/8, grande antena em que fiz uns quantos DX para a
Itália e Grécia.
Caiu umas vezes mas foi porque lhe tinha uma péssima fixação ...
E nunca partiu ou enferrujou ...

Para evitar andar a estragar cabo do caro, provavelmente vou preparar
todo o percurso de cablagem com calhas, montar o mastro com umas antenas
que me hei-de ainda decidir equilibrando os conselhos de todos vós e
quando tiver as coisas estabilizadas troco o cabo por um desses de
baixas perdas que compro à medida, com a folga mínima necessária.

Num dos próximos dias ponho umas fotos do meu QTH online para me
sugerirem os locais de fixação do mastro, de entre uns 3 possíveis ...

Não resisto a mostrar-vos uma relíquia ... (em anexo)

Amanhã vou tentar fazer umas gravações do EME em UHF ...

73!

On 15-04-2010 17:11, João Gonçalves Costa wrote:
> Caro Colega Pedro Ribeiro, CR7ABP.
>
> Se me permite a sugestão, ao invés das Antenas Omni VHF/UHF - DIAMOND X-510N ou X-300N, porque não pensar numas pequenas direccionais para VHF e UHF.
>
> Sugiro uma pequena yagi de 4 elementos para VHF e outra yagi de 9 elementos para UHF. Qualquer rotor serve para rodar isto, e se não contar-mos com o seu custo, o conjunto das duas direccionais e um diplexer (muito embora eu não goste de os utilizar) fica-lhe muito mais barato que adquirir uma X-510N de marca, pelo menos em Portugal.

> [...]

Pedro Ribeiro
Indicativo: CR7ABP
QTH: São Francisco, Alcochete
GRID LOC: IM58MR
Radioamador "condenado" a 2 anos de RX em Classe 3