Re: ARLA/CLUSTER: Sistemas de adaptação de impedância em Antenas.

António Matias cr5a.contest gmail.com

Olá Boa tarde.
colega Artur.
Essa é a questão que corre ultimamente pelas cabeças de milhares de
amadores.
Na minha opinião, a opção tem a ver com o que o colega pretende das antenas.

1º- Ruído
2º- Limpeza lóbulos
3º- mecânica
3º- potencia.
4º- largura de banda

É sabido que a impedância ideal de uma yagi, não é 50 Ohms, visto  que a
disposição dos elementos
sobre o boom para atingir esta impedância,  revela pobreza de ganho,
má distribuição de corrente e menor eficiência.
Todavia, percebe-se que ter 50 Ohms no feed-point traz vantagens
importantes: como a facilidade de alimentação, isenção de sintonia e
de acessórios complementário de ajuste.

A impedância ideal de uma yagi deve rondar os 25 Ohms, mas por
proximidade,  optou-se pelos 28 Ohms.
Uma antena concebida para uma resistência de radiação de 28 Ohms   apresenta
uma melhorada eficiência, ganho, relação frente/costas, limpeza de lóbulos e
distribuição de corrente.

Ja agora saiba que estou a preparar alguns modelos de meu desenho, que em
breve publicarei na tabela VE7BQH
Serão modelos de 12,5 Ohms,  25 Ohms e 50 Ohms.

Nas antenas de baixa impedância  temos os inconvenientes de ter precisamente
uma impedância baixa, exigindo: adaptador de impedância, menor largura de
banda, limite de potencia, extra-acessórios.

Assim sendo, o colega é que tem de decidir.
Na minha opinião, se o colega não estiver à procura da ultima fracção de DB
acho que deve optar por uma antena de 50 Ohms.
Assim sendo, há muitos desenhos disponíveis.
Desde o YU7EF, DK7ZB , G0KSC etc

cumprimentos
Matias
CT1FFU-CR5A