RE: ARLA/CLUSTER: Sistemas de adaptação de impedância em Antenas.

Manuel Artur Rodrigues Manuel.Artur rr.pt

Caro colega Matias.

Tendo eu que alterar as antenas de 6m e 2m, gostaria de saber a sua opinião relativamente aos lóbulos de radiação de antenas do mesmo tipo (Yagi), e em nº de elementos, mas com elementos radiantes diferentes.

Ou seja, estou indeciso entre construir uma antena em que o elemento radiante é sintonizado pelo sistema Hairpin, ou pelo sistema do colega Inglês G0KSC em que o elemento radiante não tem sintonia ( a não ser no seu dimensionamento).

Sei que o primeiro é limitado na potencia função do Balun mas o segundo não, depende só do cabo que se utiliza.

A nível do lóbulo de radiação são muito diferentes? Já teve alguma experiencia neste campo?

Obrigado

Manuel Artur
CT1AED