ARLA/CLUSTER: Busca de pessoas desaparecidas por radioamadores

Paulo Calvo paulo.calvo brilhomania.pt
Terça-Feira, 6 de Abril de 2010 - 18:26:02 WEST

Boa tarde

Na minha humilde opinião eate assunto deve ser abordado com algum cuidado.
Em primeiro lugar há que garantir que o salvador não se transforma em vitima.
Uma pessoa sem experiência em locais dificeis pode fácilmente tornar-se em mais uma vitima a salvar e isso não é desejável.
Claro que treino intensivo e equipamento adequado minimizam os riscos mas poucos de nós possuem a forma fisica e o equipamento adequado.

Isto sem falar na definição da missão, interligação com as autoridades e outras minudências...

Claro que eu estou de acordo que os radioamadores estejam prontos a ajudar sempre que necessário mas com os pés bem na terra e de acordo com as nossas reais possibilidades.

A sugestão de trabalhar em paralelo com as autoridades parece-me um disparate.

Acho sim que deveriamos começar por examinar o que a ARES e a RAYNET fazem hoje e usar os seus procedimentos após as devidas adaptações.

Espero que perdoem a minha franqueza.

73

Paulo Calvo, CT1IDW