RE: ARLA/CLUSTER: Curiosidades da propagação

Afonso Marques amarques efacec.pt
Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2009 - 14:54:22 WEST

Viva colega Jorge Capelo .

A minha intervenção é apenas um comentário ao afirmado pelo colega Matias. Relativamente à sua questão em concreto, a teoria da propagação, tal como muitas   outras, às vezes não  é coincidente com a  realidade , embora na generalidade se aplique . As comunicações rádio dependem não só da propagação como das condições  dos intervenientes, local, antenas , ângulo de fogo e, claro actividade das estações , se tudo se puser na escuta "não há propagação". Mas se calhar ontem à noite não havia mesmo propagação.

73's

CT1RH

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Jorge Capelo
Enviada: quinta-feira, 24 de Setembro de 2009 12:55
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Curiosidades da propagação

Caro colega CT1RH

Pois certamente... :-). Só estou a tentar perceber a lógica da coisa. Uma coisa é ler artigos sobre propagação e outra coisa a prática. E a minha tem pouco mais de dois anos. Em face dos anúncios de melhoria na propagação, fiquei perplexo com a fraca escuta que tinha, só isso.

Cordiais 73s.
Jorge
CT2JVH