Re: ARLA/CLUSTER: Curiosidades da propagação

Jorge Capelo ct2jvh gmail.com
Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2009 - 12:32:33 WEST

Caro colega António Matias
Restantes colegas

Boa tarde. Naturalmente que apenas 12 fusos horarios  de cada vez estão
iluminados pelo sol, mas a zona (ou zonas, no caso de saltos múltiplos) onde
se dão as reflexões podem estar iluminadas, apesar de ser de noite na minha
localização geográfica. A imagem que tenho - simplista que possa ser, pois
sou novato como pode constatar pelo 'J' - é, por exemplo: às 22:00 hora
portuguesa, ainda estão metade do Oceano Atlântico e todos os E.U.A.
iluminados. Seria de esperar mais escuta. Sei que dependendo da camada
ionosférica que está a reflectir, da FMU e do ângulo do lobo 'maior' da
minha antena posso, apesar disso, não receber nehum sinal das zonas
iluminadas (ou lá chegar), claro. Mesmo os 20m,  com uma certa regularidade,
'fecham' á noite, mas a razão da minha interpelação ao cluster é  que não
serei o único, nos ultimos tempos, a ir ver se a antena caiu!... :-)

Obrigado por ter respondido.

Cordiais 73s.
Jorge
CT2JVH