ARLA/CLUSTER: A verdade sobre os radioamadores.Carlos Neves (CT3FQ)

Salomao Fresco sal.fresco gmail.com

Boas,

O Colega Amadeu Rosa CT2HGL, de uma forma inocente, transpôs um dos
problemas da realidade americana para a realidade nacional.

Da mesma forma que poucos (abstive-me de colocar antes o "muito") entenderão
na totalidade o monólogo do K1OIK, nos EUA, passar-se-à situação semelhante,
mas no caso de outras linguas. São muito raros os americanos que dominem ou
entendam outra lingua para além do inglês, e mesmo assim a própria lingua
inglesa é de tal forma maltratada que nem vos conto.
Por outro lado, e cá em PT, o nosso português, também leva com cada
"biqueirada  na gramática", ele são os "cês cedilhados" entre duas vogais,
os "...ão" em vez dos "...am", etc, etc.
É à forma como os amadores fama entre si, e por vezes, com outras pessoas,
que o K1OIK "aponta baterias".

Básicamente o K1OIK, o que fez foi pôr o dedo na ferida e apontar os mais
flagrantes "defeitos" nos amadores Americanos:
- São Gordos - (de facto...)
- Todos eles tem antenas com alto ganho e nenhuma SWR - (= aos CT's)
- Todos tem equipamentos topo de gama (de facto, poder-se-à dizer que sim,
pois os revendedores e representantes das marcas não inflacionam tanto os
preços com os de cá)
- Fazem concursos e dão RST de 599, e depois perguntam 3 vezes pelo
indicativo do correspondente ( == aos CT's)
- Fazem exames em que as perguntas e as respostas são do cinhecimento
público (até há bem pouco tempo em CTland era exactamente as mesmissíma
coisa)

este é um resumo, muito breve, do conteúdo do video,

Cumprimentos

Salomão Fresco
CT2IRJ