ARLA/CLUSTER: Foto Radiobaliza VHF - CS3BRM

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Sábado, 5 de Setembro de 2009 - 22:52:28 WEST

Caríssimo Mourato,

Muito obrigado pela excelente lição de propagação !  Não há dúvida que o
Carlos é um "expert" na matéria e embora eu conheça as tais vantagens e
desvantagens (como tudo na vida...) das polarizações horizontal / vertical,
o meu amigo escalpelizou uma série de pormenores e efeitos muito importantes
para a compreensão destes fenómenos.

Como sabe estive durante muitos anos ligado às telecomunicações via satélite
geo-estacionários e aí a situação é muito mais simples, pois 99,9% do
percurso é em espaço livre, tirando os poucos Km da travessia da atmosfera,
o resto do percurso do feixe, tem o Elipsóide de Fresnel, completamente
desobstruído, salvo as situações em que trabalhávamos com ângulos de fogo
abaixo de 7 º em que aí a influência da Terra, já se fazia sentir,
interferindo com a zona de Fresnel e prejudicando a relação G/T (Ganho /
Temperatura de Ruído) uma vez que a temperatura da Terra é muito superior à
do Céu.

Para a Banda C (Uplink em 6 GHz e Downlink em 4 Ghz) a polarização preferida
era a circular (LHCP p/ a subida e RHCP p/ a descida), com reutilização de
transponders na mesma frequência em polarizações opostas(no poupar é que
está o ganho...). No entanto quando a banda C começou a ficar saturada e
tivemos de saltar para a Ku (uplink em 14 GHz e downlink em 11 GHz) já
passou a ser preferida a polarização linear (vertical / horizontal), pois em
situação de hidrometeoros(chuva intensa) a atenuação chegava aos 25 dB e a
alteração da polarização circular era terrível... à várias teorias que
tentam explicar este fenómeno, mas está certamente relacionado com o facto
da frequência de ressonância das partículas de água em suspensão(gotas) ser
muito próxima das frequências da banda K. Este fenómeno não acontecia na
banda C, como é evidente...

Eu peço desculpa da "seca" e de me ter desviado do assunto mais "terreno"
dos nossos problemas radioamadorísticos, mas pode ser que ache uma certa
piada à correlação.

73 do CT1PT
Carlos Pinheiro