ARLA/CLUSTER: Foto Radiobaliza VHF - CS3BRM

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 5 de Setembro de 2009 - 15:07:12 WEST

Colega Carlos PinheiroRealmente a propagação tem destas coisas. Agora mesmo,
que são 13:17 UTC, o repetidor do pico do silva chega-me com 9 mais 40, e do
BEACON nem o minimo sinal mesmo com o pré a GASFET, a yagi de 8 elementos e
a linha de Heliax de 1/2"
. Pela minha experiencia de anos nestas coisas, nem sempre a polarização
horizontal é a melhor. Ja fiz até testes durante um ducto para as Canárias,
aqui à uns meses, em que o colega EA8 tinha as 2 polarizações e o melhor
mesmo era um na horizontal e outro na vertical. Não podemos esquecer, que a
onda electromagnética quando não percorre o seu trajecto normal dentro da
linha de vista ou proximo, e se propaga através de varios meios, a
diferentes altitudes, pode sofrer variações no plano de polararização, assim
o meio reflector ou defractor esteja no plano horizontal, vertical, ou em
qualquer angulo entre estes. Por norma, as comunicações a longa distancia
são efectuadas em horizontal, principalmente porque o nivel de ruido é
sensivelmente mais baixo. O ruido natural parece estar polarizado
verticalmente e isso aumenta o noise floor e algumas unidades quando se usa
polarização vertical. Parece tambem,  que a polarização horizontal nos meios
urbanos e especialmente em FM, sofre menos com o delay e como tal não
apresenta tanta distorção de fase. Tambem Por outro lado, a polarização
horizontal é mais favorável ao fenomenos de refração acompanhando as
variações de terreno mais facilmente, conseguindo desta forma, sinais mais
distantes. Alem destas vantagens existem tambem outras que verificamos por
experiencia própria. No entanto nem tudo são vantagens, e uma das maiores
desvantagens, é o facto de a polarização horizontal, ser, pela sua natureza,
muito mais sensivel ao efeito especular. do que a polarização vertical.
Neste contexto, e analizando a propagação entre a Madeira e o Continente,
verificamos que 99,9% do percurso é sobre o Oceano, um meio excelente para
as ondas se reflectirem. O efeito especular, como presumo que saiba,
acontece, quando existe num ponto ou varios pontos reflectores entre a
antena emissora e a antena receptora, com fase inversa. Ou seja, quando está
visivel a antena imagem. Como a radiação da "antena imagem" é 180 graus fora
de fase. e se for suficientemente forte, pode, ao chegar ao dipolo anular a
radiação principal. Este fenomeno de anulação, pode tambem ocorrer numa zona
de irregularidades  das camadas atmosféricas reflectoras (acontece por
 vezes em HF, nas camadas F, pela mistura de 2 sinais de emissoras
diferentes e é conhecido pelo efeito Luxemburgo)  Convem salientar  que a
reflexão imaginária da antena (como se fosse uma antena verdadeira vista ao
espelho) pode acontecer no mar ou numa camada atmosférica e como, tal se
acontecer acima do meio médio de propagação, o efeito especular pode-se
manisfestar a muita distancia. Dou-lhe como exemplo os testes que fiz
durante anos em TVA com a Arrãbida, que se encontrava em polarização
horizontal. Ao cair da noite potenciado pela mudança de temperatura, esse
fenomeno era muito frequente entre a minha estação e o repetidor. Recordo
que estou em perfeita linha de vista com a Arrábida, pese embora o facto de
me encontrar a cerca de 70 da mesma, com praticamente apenas agua entre
Sines e a Arrábida.. Muitas vezes, eu com a antena da torre, uma tona de 32
elementos na horizontal, que "via" perfeitamente a superficie do oceano e o
repetidor, os sinais ficavam tão fracos que chegava ao ponto do repetidor
desaparecer. nessas ocasiões, passava para uma antena interior, do tipo
helicoidal, com meia duzia de espiras, e o sinal era fabuloso...Abria a
janela, e colocava a helicoidal a jeito de esta"ver o Oceano", e o sinal
caia bruscamente. No entanto, e na mesma hora, o repetidor de Sintra, em
polarização vertical, bastante mais longe, mas tambem com muito Oceano pelo
meio, chegava perfeitamente mesmo com a tona em horizontal. Esta é a minha
ideia sobre o assunto. Não sou um matemático que possa explicar por modelos
o que acabei de escrever, e tal baseia-se no que sei sobre o assunto, e nas
observações em campo, que ao longo dos muitos anos de experiencia na area
tive oportunidade de efectuar.
Para terminar, horizontal, ou vertical, depende do tipo de comunicação que
queremos, e do local onde estamos. Qualquer uma tem as suas vantagens e
desvantagens.

73 de CT4RK