Re: ARLA/CLUSTER: Qualquer cidadão pode escutar ( nos EUA não )...

Radiophilo radiophilo gmail.com

Caro Afonso Marques,

Receio bem que seja um pouco ao contrário do que diz.

A Europa é tradicionalmente mais conservadora do que os EUA no que
toca à liberdade dos seus cidadãos no acesso ao espectro
radioeléctrico. Entre nós, alguns países permitem a posse e uso de
receptores multibanda enquanto outros nem por isso.

Nos EUA a lei é muito mais clara e limpa: vale tudo menos aquilo que é
proibido, e proibido é escutar telemóveis, caso em que foi necessário
criar uma lei draconiana, e polémica por sinal.
É também proibida a escuta de comunicações que se pretendem ser
cifradas. Por exemplo, a venda e uso de receptores com inversor
espectral (uma trivialidade quase ridicula entre nós) é proibida lá.
Quanto ao resto, a liberdade é total. A escuta das polícias é
permitida (tão só porque não é proibida) e aliás a FCC publica online
as suas frequências.

Sem dúvida que temos muito a aprender com eles.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ