RE: ARLA/CLUSTER: Linha de MT da Arrábida

Paulo Santos ct2ivh hotmail.com
Sexta-Feira, 9 de Outubro de 2009 - 09:40:54 WEST

Boas Mourato

Há muito que tenho um problema com um PT da EDP que está instalado a cerca de 30 metros

do meu qth. Normalmente durante o Verão o QRN estático dispára para níveis onde normalmente leva-me a desligar o equipamento. Será que também poderá ser um isolador avariado?? É que a linha que alimenta o meu qth é uma linha de Média Tensão Especial, visto ser um estabelecimento comercial a distribuição não é igual á doméstica.

Já questionei alguns funcionários da EDP, que me informaram que por vezes a sujidade nos isoladores (pó) pode provocar esse aumento de ruído. Sei é que o filtro NB do meu pequenino TS-50 ás vezes elimina o ruído mas nos dias de Grande Calor e muito Sol não há nada a fazer. Desde 2004 aquando da minha chegada a estas lides, reparo que nunca consegui ter as bandas dos 40 e 80 limpinhas sem ruído estático pffffffff.

Daí a minha questão, será o maldito PT que gera este ruído ao longo destes anos??? Será que a EDP consegue explicar a razão desta interferência??? Já testei em móvel e realmente encostado ao PT, QRN up up up.

Já vi videos no Youtube em que "grandes" equipamentos conseguem limpar estes ruídos, mas julgo que deve haver algo que eu possa fazer para eliminar este "pequeno" mas "grande problema" que me tem afectado ao longo destes 6 anos.

1 abraço e até breve.

CT2IVH Paulo Santos Locator: IN50sk Iota Hunter Good Hunting........