ARLA/CLUSTER: parabolica no mastro de para raios

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2009 - 14:02:55 WET


Caro colega José Silva Fernandes (CT2JZF)

Objectivamente "cavar oliveiras no Alentejo" é uma actividade muitíssimo mais nobre e técnica do que andar a instalar antenas parabólicas em mastros de pára-raios nos edifícios.

Só lamento é que a esses "pseudo técnicos" creditados pela PT, não lhes tenha caído um raio no exacto momento da montagem.

Obviamente, que o Carlos Mourato utilizou uma figura de estilo, denominada Metáfora - que utiliza um termo, para representar outro ou para substitui-lo, baseando-se numa comparação de ordem pessoal ou subjectiva.  

João Costa, CT1FBF 

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de José Silva Fernandes
Enviada: quarta-feira, 25 de Novembro de 2009 13:32
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: parabolica no mastro de para raios


As minhas desculpas por estar fora do tema mas cá vai.
 
Amigo Mourato, respeito muito as suas opiniões sobre os temas por aqui abordados mas desta vez .... houve uma passagem que me deixou menos feliz. 
"Esse "pseudotécnicos" que fazem um trabalho desses, deviam era andar a cavar oliveiras no Alentejo"
Como alentejano que também o é (emprestado ou não) acho que não lhe ficou bem ....
Contudo vou seguindo atentamente todas as suas opiniões, para continuar de uma forma gradual a entrar num fantástico mundo do radio amadorismo.
 
Ahh  não gosto da publicidade das renas alentejanas da MEO !!!
 
Atentamente ....
 
José Silva Fernandes (CT2JZF), Aljustrel, Alentejo, Portugal


2009/11/25 Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>


	Exmo Senhor Fernando 

	O facto dos "técnicos" da PT instalarem uma parabólica num pára raios, tira-lhes todo o crédito como técnicos. Isto porque possivelmente são apenas uns "biscateiros" que pertencem a uma qualquer empresa fornecedora de serviços (muitas vezes péssimos) à PT em regime de outsourcing. Qualquer técnico dessa área, sabe que isso é contra todas as regras de segurança, alem de ser completamente desnecessário. Uma antena parabólica deve ser montada num local baixo e abrigado das intempéries, e sólidamente fixa ao suporte, de modo a que não oscile com o vento. Os sinais são provenientes do espaço, e como tal o "angulo de visão " da antena precisa de ser apenas o céu. É completamente inútil e despropositado a montagem duma antena parabólica num local elevado, e muito menos se deve montar num mastro seja do que for. A montagem duma antena desse tipo num mastro, provoca a sua exposição ao vento, e como tal inevitáveis oscilações, que se traduzem em perturbações na imagem, como congelamento da mesma, ou a sua decomposição em pequenos quadradinhos. Esse "pseudotécnicos" que fazem um trabalho desses, deviam era andar a cavar oliveiras no Alentejo, pois so a olhar por esse serviço se vê a competência técnica de que são possuidores. Podem juntar-se aos que andam a montar PLCs nas casa para distribuir os sinais do MEO pela rede eléctrica. Estes ultimos estão a destruir o espectro radioelectrico com interferências provocadas por esses sistemas de dados pela rede eléctrica, conhecido por PLC, e nem sabem as normas que tem que seguir para colocar aquilo em funcionamento. Se tiver esse poder, mande imediatamente tirar a antena do pára raios e que a coloquem num lugar baixo e abrigado das intempéries, solidamente fixada ao seu suporte

	Cumprimentos
	Carlos Mourato
	
	
	2009/11/24 Fernando Gmail <fercos99  gmail.com>
	

		Estimado Senhor,

		 

		Agradeço uma opinião cabal sobre o facto de alguns técnicos da PT terem instalado antenas parabólicas nos mastros dos pára raios do edifício.

		 

		Como leigo na matéria, estou um pouco preocupado, até porque não sei quais as eventuais consequências técnicas para o pára raios e edifício.

		 

		As antenas são da PT., e como tal não me preocupam. Á os equipamentos que ela estiverem ligados, bem será tb com a PT.

		 

		Se pudesse elucidar-me, fico desde já agradecido

		 

		Obgdo

		Cmpts

		Fernando Costa


		_______________________________________________
		CLUSTER mailing list
		CLUSTER  radio-amador.net
		http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
		
		




	-- 
	Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal
	
	Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
	----------------------------------------------------------- 
	
	
	

	_______________________________________________
	CLUSTER mailing list
	CLUSTER  radio-amador.net
	http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
	
	




-- 
José Silva Fernandes






Mais informações acerca da lista CLUSTER